Na semana passada, o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, que é relator do processo, deu sinal verde ao novo edital do trem-bala, mas recomendou, entre outras orientações, que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) avaliasse a construção de uma estação em Aparecida. Segundo Nardes, a estação na cidade ainda precisa de dados técnicos consistentes sobre o volume de demanda.
Figueiredo garantiu que Aparecida tem demanda suficiente para justificar uma estação do trem-bala, que vai ligar Campinas ao Rio, passando por São Paulo. “Gera demanda quando os outros não têm. Faz contrafluxo, como é o caso de feriados”, afirma, ressaltando que outras cidades onde haverá estação terão maior demanda em dias de semana. “Quem acha que não tem demanda [em Aparecida] não tem visão adequada do projeto”, disse.
O trem-bala também possui estações previstas em Campinas, São Paulo, Guarulhos, São José dos Campos, Barra Mansa e Rio de Janeiro. O presidente da EPL diz que aguarda deliberação do TCU sobre a modelagem do trem. ”Esperamos o TCU para liberar o edital na semana que vem, se não ocorrer, vamos soltar quando deliberarem”, disse.
Apesar da dificuldade que o governo federal tem enfrentado na fase inicial de projeto, Figueiredo considera que essa não é a parte mais difícil do trem-bala. “A parte crítica é a engenharia, a infraestrutura”, afirmou. De acordo com ele, o cronograma prevê que as obras comecem em 2014 e a operação pode ser adiantada de 2020 para 2018.
Já o secretário de Transportes Metropolitanos de São Paulo, Jurandir Fernandes, que também participou do seminário, afirmou que a linha da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) prevista para ligar, na primeira fase, a estação Engenheiro Goulart, na zona leste paulistana, ao Aeroporto de Guarulhos, tem característica de “trem de massa, suburbano” e deve atender principalmente os 30 mil trabalhadores do aeroporto.
“Atenderá os funcionários e possíveis executivos que não estão portando bagagens grandes”, disse, admitindo que parte dos 30 milhões de passageiros por ano, que o aeroporto recebe, não será atendida pelo projeto chamado de Linha 13-Jade.
O linha terá 11,5 quilômetros, investimentos estimados em cerca de R$ 1,2 bilhão e será lançado amanhã pelo governador Geraldo Alckmin. As obras estão previstas para começar em fevereiro de 2013 e o prazo de construção é de 18 meses a 24 meses.
Para atender os passageiros do aeroporto, segundo Fernandes, há estudo de bagageiros no trem da CPTM e trecho entre São Paulo e o aeroporto no projeto de trens regionais, com ligação expressa e 160 km/h de velocidade.
O projeto original de trens regionais prevê quatro trechos (Sorocaba, Campinas/Jundiaí, São José dos Campos e ABC/Santos) com 430 quilômetros e R$ 18,5 bilhões em investimentos. Outra demanda ainda não foi atendida é de extensão do trem para o bairro São João, localizado atrás do aeroporto de Cumbica. “Estudando ainda melhor ligação”, disse Fernandes.
Leia também:
Uso de estação do trem-bala pode gerar R$ 10 bi
Na Espanha, Dilma vai negociar trem-bala
Governo vai bancar até vagão vazio do trem-bala em novo edital