Contemplada com a entrega do Viaduto Moysés Cheid, em setembro, a região da Avenida Presidente João Café Filho, no Jardim Lavínia, recebeu outras melhorias na tarde desta quarta-feira (28). O prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, entregou duas plataformas centrais de ônibus na avenida, com piso elevado de 28 centímetros e um retorno embaixo do elevado. A solenidade contou com a presença do secretário de Transportes e Vias Públicas, Oscar Silveira Campos, e de familiares do homenageado: o filho Moysés Cheid Júnior e a irmã Zaia Cheid de Castro.
A instalação das plataformas tem como objetivo agilizar o embarque e desembarque de passageiros com mais segurança. As obras já contam com intervenções de estrutura que servirão ao futuro corredor de ônibus que passará pela avenida.
Já o retorno embaixo do Viaduto Moysés Cheid foi implantado para facilitar o acesso de veículos para o Jardim Lavínia. Como o acesso está próximo à Via Anchieta, foram instaladas baias de aceleração e desaceleração, faixas de estímulo de redução de velocidade, placas que regulamentam velocidade máxima permitida em 30 km/h e sinalização de advertência com semáforo amarelo piscante. Outras melhorias no local foram a instalação de ciclo faixa e a sinalização completa da via. “Devia ser triste para os familiares do Moysés Cheid ter uma homenagem inacabada. Todo mundo passava por esse local e via o viaduto que ligava nada a lugar algum”, disse o prefeito Luiz Marinho. “Essa série de benfeitorias vai possibilitar o aumento de fluxo da Café Filho”, disse o chefe do Executivo, que ainda lembrou da futura passagem da linha 18 do Metrô na região.
Com a série de melhorias, seis linhas de ônibus que antes passavam pela Avenida Capitão Casa começam a transitar pela Avenida Presidente João Café Filho no sentido Bairro: linhas 15, 15A, 39, 152, 152 EX1 e 218. As linhas que transitam na Capitão Casa sentido Centro não sofrerão alteração.
Ainda está previsto para o dia 5 de janeiro o fechamento do cruzamento em nível do km 23 na saída da Via Anchieta, sentido Avenida Capitão Casa. A demanda é uma antiga reivindicação da comunidade do local devido ao alto índice de acidentes graves.
Vistoria
Após a entrega das intervenções, o prefeito Luiz Marinho vistoriou as obras de melhorias viárias no Complexo Viário Miguel Etchenique, no Bairro Ferrazópolis. No local está sendo realizado o retorno por baixo do viaduto para que os motoristas que trafegam na Avenida Faria Lima sentido bairro possam acessá-la também no sentido centro.
Outra intervenção importante será a criação da terceira faixa no acesso do Complexo Miguel Etchenique para os carros que acessam a Avenida Rotary, Rua Marechal Deodoro e a Faria Lima, além da eliminação do semáforo para quem trafega pelo Viaduto Padre Fiorante Elena. O farol da saída do Supermercado Wal Mart também será eliminado.
Leia também:
O desafio da mobilidade
Teleféricos e barcos podem ser opção em São Bernardo
Estado libera mais R$ 831 mi ao metrô leve do Grande ABC