Já há algum tempo o congestionamento em São Paulo não é mais limitado aos dias de semana em horário de pico. Por isso, muitas pessoas preferem aproveitar a abertura das ciclofaixas aos domingos. Entretanto, nem todos fazem esta opção e, pior, têm colocado a culpa do aumento do trânsito na quantidade de ciclistas que cresceu significativamente na cidade. A principal reclamação é que as ciclofaixas estão em lugares onde normalmente já é difícil de transitar.
No último domingo (25), por exemplo, a situação ficou complicada na região entre a Paulista e a Vergueiro. Em frente à Unip, a reportagem da Folha presenciou discussões entre ciclistas e motoristas. O local era um dos pontos onde ocorria a prova da Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular), o vestibular usado para selecionar os aprovados na Universidade de São Paulo (USP).
Para uma parte dos motoristas, os ciclistas estão atrapalhando. Alguns afirmam que defendem as vias, porém não onde o trânsito é intenso. A falta de estrutura da cidade para a utilização de bicicletas como transporte também é apontada como uma razão.
Até mesmo os ciclistas afirmam que há pontos mais caóticos, porém ressaltam a importância da conquista de um espaço para os ciclistas também durante a semana. "Na Paulista, fica trânsito mesmo. Mas se fosse um espaço permanente, o motorista iria se adaptar", afirmou o fotógrafo e adepto da ciclofaixa Daniel Assis à Folha.
As bicicletas, que deveriam fazer parte do conjunto de soluções para melhorar o trânsito, são apontadas como vilãs. O que se percebe é a intolerância e a falta de respeito com qualquer medida que venha a prejudicar a indústria automobilística.
Enquanto não se melhora as condições da cidade para receber as bikes e realiza-se uma campanha eficaz de conscientização do uso pacífico do espaço público, motoristas e ciclistas saem às ruas aos domingos preparados para a troca de ofensas. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) já é mais otimista, segundo a companhia "a utilização delas (ciclofaixas) por mais de 500 mil pessoas já demonstra uma convivência mais harmoniosa na relação bicicletas e demais veículos". Com informações da Folha.
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