Foi publicado nesta sexta-feira (23/11) no Diário Oficial do Estado o despacho de homologação da Concorrência nº 004/2012 para o fornecimento de 22 Veículos Leves sobre Trilhos na Região Metropolitana da Baixada Santista. Os VLTs fazem parte do Sistema Integrado Metropolitano (SIM), empreendimento do governo do Estado que é gerenciado pela EMTU/SP, empresa vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos.
O ganhador foi o CONSÓRCIO TREMVIA SANTOS, formado pelas empresas TRANS SISTEMAS DE TRANSPORTES S.A. e VOSSLOH ESPANÃ S.A.
O edital para a compra dos veículos é uma concorrência internacional publicada em 31/05. O primeiro veículo deve ser entregue em 18 meses (maio de 2014). A entrega de todos os trens deve ser concluída até abril de 2015. A previsão de custo total é de R$ 284,3 milhões.
As principais características dos VLTs, previstas no edital, são: 2,65m de largura por 44m de comprimento; capacidade para 400 usuários; velocidade média de 25km/h (a máxima é de 80km/h); ar condicionado e piso 100% baixo, facilitando a movimentação de usuários com dificuldade de locomoção.
A previsão é de que os veículos começarão a operar em 2014 no trecho de 11km entre Barreiros, em São Vicente, e o Terminal Porto, em Santos, além da extensão de 6km entre as Estações Conselheiro Nébias e Valongo, também em Santos.
Leia também:
A Copa e o desafio aos novos prefeitos
Novo plano do governo amplia o Ferroanel de São Paulo
Santos: candidatos falam sobre acessibilidade