Ciclofaixas em SP são mais utilizadas por homens acima de 30 anos

Uma pesquisa da São Paulo Turismo (SPTuris) revelou novos dados sobre as ciclofaixas e o perfil dos ciclistas da capital paulista. O estudo entrevistou 480 pessoas

Notícias
 

Fonte: CicloVivo  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 20 de novembro de 2012

72% dos usuários são homens de 30 a 50 anos, que p

72% dos usuários são homens de 30 a 50 anos

créditos: CicloFaixaSP

 

As ciclofaixas só funcionam aos fins de semana e feriados. De acordo com a pesquisa, cerca de 72% dos usuários são homens com faixa etária entre 30 e 50 anos, que percorrem as vias acompanhados de seus familiares ou amigos.

 

Estima-se que apenas 27,7% do público é formado por mulheres. Na maioria, com 30 a 39 anos. Em seguida estão as pessoas com idade que varia de 40 a 49 anos. Os mais jovens, com até 19 anos, representam apenas 7% do público que utiliza as ciclofaixas.

 

A pesquisa também mostrou que mais de 70% dos frequentadores das ciclofaixas trafegam pelas vias semanalmente. Cerca de 12,3% utiliza a cada 15 dias e 6,7% ao menos uma vez por mês. Os usuários deram nota 8,8 para o serviço. “A gente identificou que, além de ser uma atividade física, é bastante ligada ao lazer com a família”, afirmou o diretor da SPTuris, Arley Ayres, ao Estadão.

 

Os ciclistas tendem a variar os locais na hora de pedalar, sempre buscando novos caminhos. Mesmo assim, dentre os entrevistados, pode ser percebida a preferência pela ciclofaixa Guido Caloi/Villa Lobos, que sai da Zona Sul para a Zona Oeste de São Paulo.

 

A SPTuris agora busca estratégias para também atrair ciclistas de outras cidades. Um dos incentivos foi colocar equipamentos turísticos ao longo de alguns percursos. No caso da ciclofaixa do centro, por exemplo, a via passa por diversos pontos culturais. De acordo com a pesquisa, 36,9% dos entrevistados gostam de passar pelos parques,  centro histórico e unidades do Sesc.

 

O número de ciclofaixas nas cidades brasileiras vem aumentando nos últimos tempos, assim como o uso de bicicleta como transporte. A Prefeitura de São Paulo pretende inaugurar, ainda este ano, um trecho na região da Represa do Guarapiranga. A ciclofaixa começará no Autódromo de Interlagos e terminará na Avenida Atlântica. A cidade soma 206 quilômetros de malha cicloviária, segundo dados da Companhia de Engenharia de Tráfego. Com informações do Estadão.

 

Leia também:

Paulistanos promovem protesto por ciclovia 

Em São Paulo, zona sul terá nova ciclofaixa de lazer 

Ciclofaixa de lazer ligará a Paulista ao Ibirapuera a partir de domingo 

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário