O governador Wilson Martins (PSB) autorizou a abertura de licitação para duplicação da linha do metrô e expansão até o conjunto Tancredo Neves, na zona Sudeste de Teresina. Durante reunião nesta terça-feira (13) em Brasília, o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, confirmou a liberação de R$ 130 milhões para obras na capital, recurso que viabiliza o início das intervenções.
A verba vem do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC - Mobilidade Grandes Cidades. Os R$ 130 milhões já incluem a contrapartida do Governo do Estado. “O Piauí é um dos primeiros estados a conseguir liberação dos recursos do PAC Mobilidade Grandes Cidades”, disse Martins.
O secretário de Transportes, Avelino Neiva, deve se reunir com a gerência de Desenvolvimento Urbano da Caixa Econômica Federal, que detém os recursos, para realizar a contratação. A obra terá seis novas estações e ainda vai modernizar as já existentes. Cinco novos trens serão comprados e o número de usuários do sistema deve ser triplicado. O percurso da praça da Bandeira, no Centro, até o bairro Itararé, na zona Sudeste, deve ser reduzido em 15 minutos.
Leia também:
Projeto Sinal de Vida será lançado em Teresina
Candidato à prefeitura de Teresina propõe criar hidrovia fluvial para melhorar trânsito
PAC Mobilidade vai reestruturar o metrô de Teresina