O monotrilho de São Paulo, única obra paulista no PAC da Mobilidade Urbana da Copa de 2014, não será concluído até a competição. Segundo o governador Geraldo Alckmin, a primeira fase do projeto deve ser entregue apenas no segundo semestre de 2014.
As obras do monotrilho começaram há oito meses. Para o secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, o atraso está ligado à demora no processo de concessão da licença ambiental. Obtido em março deste ano, o documento levou nove meses para sair.
O início dos trabalhos estava previsto para junho do ano passado. O contrato, contudo, só foi firmado no final de julho e a intervenção, por sua vez, começou no final de março.
O monotrilho ligará o bairro do Morumbi ao Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo. De acordo com o contrato assinado pelo governo do estado e o consórcio responsável pela obra, a construção da linha 17-Ouro do Metrô será entregue até o dia 27 de junho de 2014.
A cidade de São Paulo receberá seis jogos na Copa do Mundo, com apenas dois confrontos disputados após o dia 27 de junho de 2014.
Os 180 dias subsequentes à entrega do monotrilho, no entanto, são definidos, no contrato, como um período de "Manutenção Assistida". O primeiro trecho do monotrilho está orçado em R$ 1,9 bilhão. Ao todo, serão 7,7 km, com oito estações: Jardim Aeroporto, Congonhas, Brooklin, Vereador José Diniz, Água Espraiada, Vila Cordeiro, Chucri Zaidan e Morumbi.
Na terça-feira (6), o governo lançou um edital com dois lotes, com quatro estações cada. Até 2016, a linha ligará a estação Morumbi da da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) à linha 4-Amarela do Metrô, próxima ao estádio do Morumbi.
O último trecho fará a ligação entre Congonhas e a estação Jabaquara da linha 1-Azul. O custo total do projeto é estimado em R$ 3,2 bilhões.
O projeto do monotrilho recebeu aval do Ministério das Cidades quando o Morumbi ainda era o estádio paulista da Copa. Segundo o governo paulista, durante a competição, a linha será importante por ligar o aeroporto a uma região que concentra muitos hotéis.