Luis Francisco de Rezende, engenheiro responsável pelo planejamento de obra, diz que a fase de estudos é a mais importante. “É a partir dela que estabelecemos parcerias, permitindo discutir ideias e ouvir a população através das audiências públicas”.
Durante a visita, os técnicos examinaram o Plano Diretor do município, que é o levantamento dos patrimônios históricos e o estudo da demanda para identificar melhor a rota de uso e solo. O projeto consiste em uma estação entre o Pátio Vila Sônia (que tem sua entrega prevista para 2015) e Taboão (com previsão de entrega para 2018). A estação São Paulo Morumbi tem entrega prevista para 2014.
Início dos projetos
Em maio de 2012 Jurandir Fernandes, Secretário de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, havia anunciado a expansão da Linha 4 até Taboão da Serra durante uma visita feita ao pátio de manobras do Metrô na Vila Sônia. Na época, o Governo do Estado garantiu que o Metrô até Taboão da Serra será todo feito de forma subterrânea. O traçado apresentado na reunião ainda é hipotético, o trecho só será definido após a análise geológica do terreno. A expectativa é que a linha siga o traçado da avenida Dr. Francisco Morato e da rodovia Régis Bittencourt.
A tendência é que as demais estações da Linha 4 sigam o padrão da estação Paulista, que possui esteiras que facilitam a movimentação dos passageiros. Portas de vidros que contribuem para a segurança dos passageiros são outro padrão das estações. É previsto pontos de conexão de internet sem fio (wi-fi) em todas as estações da Linha Amarela.
Leia também:
Passarela sem sinalização em Taboão leva pedestres a se arriscarem
Secretário de transportes irá anunciar Metrô até Taboão da Serra
Entrega de 10 ônibus circulares adaptados em Taboão da Serra (SP) é adiada