Entre os modelos expostos, uma novidade sobre duas rodas chama a atenção.
A Smart, montadora pertencente à Mercedes-Benz, desenvolveu a Smart ebike, uma bicicleta inteligente de mecanismo híbrido. A bike possui a tecnologia pedelec - em que o motor elétrico é acionado pelo ciclista, para que o esforço físico durante o trajeto seja reduzido.
Ideal para quem não quer chegar cansado no destino e nem suar a camisa ao andar de bicicleta, a ebike promove auxílio para velocidades de até 25 km/h. O motor elétrico, de 250W, trabalha junto com uma bateria portátil, que pode ser carregada em tomadas convencionais e não requer manutenção. A corrente desta e-bike é elaborada a partir de fibra de carbono, material que dispensa manutenção e lubrificação; com esse sistema, o ciclista não se suja de graxa e até mesmo previne alguns acidentes sobre duas rodas.
A bike inteligente da Smart também conta com um visor LCD e um suporte que se conecta ao smartphone do ciclista, proporcionando informações de roteamento, direção e permitindo a conexão às redes sociais. Apesar de ainda não estar à venda, os representantes da Smart acreditam que, provavelmente, a e-bike chegue ao mercado a partir do ano que vem.
Tem mais bike no salão
A MINI, montadora pertencente ao grupo BMW, que produz o MINI Cooper, também expõe uma bicicleta no Salão do Automóvel. Dobrável, a bike MINI vem com uma bolsa e está à venda por R$ 2.800 no stand da marca no evento, e, segundo os vendedores, o modelo tem sido bastante procurado.
Lançada no ano passado, a bike MINI pesa 11 kg e tem marcha de oito velocidades. Além disso, a bicicleta da MINI possui pedais de teflon e para-lamas traseiros e dianteiros.
Leia também:
São Paulo e Guarulhos podem ter plano diretor metropolitano
Trabalhadores do pedal 2: bebidas e roupas limpas de bike
Cai número de atropelamentos em São Paulo