Em entrevista coletiva no paço municipal no dia de ontem (29), o prefeito reeleito de Guarulhos, Sebastião Almeida (PT), foi taxativo ao defender uma estratégia comum com o prefeito eleito de São Paulo, Fernando Haddad, visando o enfrentamento dos problemas da Região Metropolitana.
Nesta entrevista que concedeu ao jornal Diário de Guarulhos, Almeida destacou a mobilidade urbana como uma questão prioritária, e afirmou considerar da maior importância que a ligação do metrô entre o Aeroporto de Cumbica e a capital paulista, em planejamento pelo governo do estado, passe pelo centro da cidade de Guarulhos.
Leia os destaques da entrevista com o prefeito reeleito de Guarulhos (RMSP):
Quais suas prioridades para a cidade?
Mobilidade é uma delas. Queremos seguir os projetos adotados em Curitiba, Porto Alegre e Belo Horizonte. Sobre o metrô, estou convencido de que a melhor e mais rápida solução é a ligação entre a Vila Galvão e o Tucuruvi, em São Paulo. São apenas 4,5 km. Não quero linhas que unam o Aeroporto à capital sem passar pelo centro da cidade, onde foram feitos investimentos em hotéis, restaurantes, moradias. Seria um desrespeito para com Guarulhos.
Como será a articulação com as demais cidades da Região Metropolitana, agora com maior presença do PT?
É preciso entender que o povo não respeita as divisas entre cidades na Região Metropolitana de São Paulo. Os problemas, como transporte, saneamento e outros, são comuns a todas. Já comecei a discutir com o prefeito eleito de São Paulo, Fernando Haddad, a elaboração de um plano diretor metropolitano para tratar de tudo isso. Não se trata de uma disputa política com o governo do estado. Vamos convocar prefeitos de vários partidos para levar propostas ao governador.