A arborizada avenida Ipiranga, em Porto Alegre, principal via de fluxo no sentido leste-oeste da cidade, está em obras para a construção de uma ciclovia de 9,4 km.
Dentro de alguns dias, serão entregues 1,4 km de via para ciclistas, trecho que se soma aos 416 m que foram inaugurados em maio, entre as avenidas Erico Veríssimo e da Azenha.
A construtora responsável pela obra está concluindo a instalação dos guarda-corpos entre as avenidas Edvaldo Pereira Paiva e Erico Veríssimo.
Segundo o gerente de Projetos da EPTC Antônio Vigna, na semana que vem serão finalizados os serviços de pintura, colocação de placas e poda de algumas árvores. Em caso de chuva, a entrega deve ser adiada por mais alguns dias.
As obras no maior trecho da ciclovia, entre as avenidas da Azenha e Antônio de Carvalho (7,5 km) serão iniciadas em novembro. A EPTC ainda realiza alguns ajustes de projeto com a Ceee e alguns pontos do novo traçado ainda não estão liberados para receber o trabalho dos operários.
A expectativa é que todos os 9,4 km da ciclovia da Avenida Ipiranga - praticamente toda a extensão da via - estejam liberados aos ciclistas até o começo de 2013.
Bastante arborizada, e movimentada em praticamente toda a sua extensão de aproximadamente 10 quilômetros, a avenida Ipiranga tem o Arroio Dilúvio como divisor de seus dois sentidos de pista. É uma das mais largas e extensas avenidas de Porto Alegre e nela se localizam a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, o Bourbon Shopping Ipiranga, o Hospital São Lucas, da PUC, e outros estabelecimentos,
Leia também:
RS: em menos de 1 mês, aluguel de bikes tem 6 mil usuários
Conheça o aeromóvel que circulará em Porto Alegre a partir de 2013
Porto Alegre: já são 2 mil cadastrados para aluguel de bikes públicas