Em funcionamento desde junho deste ano, o BRT (Bus Rapid Transit) Transoeste liga a Barra da Tijuca ao bairro de Santa Cruz, na zona oeste do Rio de Janeiro, por meio de 40 km de corredores exclusivos. Mas até o final do ano, a prefeitura do Rio pretende entregar a linha que vai conectar a Barra a Campo Grande, também na zona oeste.
Ao todo, então, serão 56 km de via expressa ligando Barra da Tijuca a Santa Cruz e Campo Grande. Atualmente, o serviço beneficia cerca de 120 mil passageiros, que tiveram seu tempo de viagem diminuído em aproximadamente uma hora. A Transoeste, de uma forma geral, está orçada em R$ 900 milhões, toda ela paga com recursos da Prefeitura do Rio.
Corredores de ônibus
Além desta linha, a única que está parcialmente concluída, o governo aposta em outros corredores de BRT programados para os megaeventos na capital fluminense (Copa e Olimpíada), ainda em construção ou em fase de projeto.
Com uma faixa segregada de 39 km de extensão, a Transcarioca será o primeiro corredor de alta capacidade entre a Barra da Tijuca e o Aeroporto Internacional, na Ilha do Governador.
As obras, que não apresentaram evolução em relação ao último mês, têm investimento total de R$ 1,5 bilhão, compartilhado entre governo federal e município, com prazo de conclusão para dezembro de 2013.
O mesmo acontece com a Transolímpica, cujas obras também não apresentaram novidades desde o último levantamento. Com 23 km de extensão, o corredor unirá os bairros do Recreio dos Bandeirantes e Deodoro.
Cerca de 400 mil pessoas serão beneficiadas e o tempo de percurso será diminuído em mais de uma hora. A Transolímpica custará R$ 1,55 bilhão e o seu financiamento virá em parceria com a iniciativa privada através de concessão, com previsão de término para fim de 2015.
Ainda em fase de captação e sem previsão de início das obras, a Transbrasil será o corredor expresso da avenida Brasil, desde Deodoro até o aeroporto Santos Dumont, passando também pelas avenidas Presidente Vargas e Francisco Bicalho. Assim que forem iniciadas, as obras deverão durar 36 meses.
Com 32 km de extensão, esta linha exclusiva de ônibus provavelmente terá a maior demanda entre todos os BRTs já projetados e implantados no mundo, de acordo com a prefeitura do Rio, pois irá conectar o sistema a corredores de elevadíssima demanda, como as rodovias federais BR-116 (Rio-São Paulo) e BR-040 (Rio-Juiz de Fora). Além disso, terá conexões com a Transcarioca e a Transolímpica. O usuário também poderá efetuar integração com o metrô e o trem.
Fazem parte do projeto, ainda, a construção de pontes e viadutos, o alargamento das pistas laterais da av. Brasil entre Irajá e Guadalupe e a construção de um mergulhão de acesso ao aeroporto Santos Dumont, preservando o patrimônio paisagístico do Aterro do Flamengo.
Estas obras estão orçadas em R$ 1,3 bilhão. O governo federal deve financiar R$ 1,129 bilhão e a prefeitura entrará com R$ 171 milhões de contrapartida. A licitação está prevista para 2013.
Licitação do VLT adiada para novembro
A mobilidade no Rio não avança apenas sobre pneus. Sobre trilhos, uma das principais novidades na malha de transporte da cidade é o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) da zona portuária, parte integrante do projeto de revitalização daquela área, o Porto Maravilha.
As obras para receber o VLT já estão em curso, com algumas ruas da região sendo reformadas e preparadas para a implantação do novo sistema. E o túnel ferroviário localizado sob o Morro da Providência, de 314 metros, por onde passará os trens, foi todo reformado e ampliado.
A obra para a implantação do VLT só começará após o contrato de licitação para a escolha da concessionária responsável também pela operação do serviço. Devido à necessidade de uma adequação, o edital sairá apenas em novembro e não mais em outubro. Após avaliar as propostas das empresas interessadas, o resultado da concorrência deve sair em 45 dias, até o meio de dezembro.
O projeto do VLT prevê a construção de duas linhas até 2014, beneficiando a cidade já para a Copa de 2014, e outras quatro para 2016. O custo é de R$ 1,1 bilhão, sendo que R$ 582 milhões virão do governo federal, via PAC da Mobilidade.
Metrô: 19 novas composições até março de 2013
Maior investimento do governo do estado em transporte público, a nova Linha 4 do metrô, ligando Ipanema a Barra da Tijuca, tem custo previsto de cerca de R$ 5,6 bilhões. As intervenções começaram em junho de 2010, até o momento foram escavados mais de três mil metros de túneis, e a conclusão da obra, com a entrega de seis estações, está marcada para dezembro de 2015.
Por ora, três novos trens entraram em funcionamento, de um total de 19 trens programados para circular até março de 2013. A MetrôRio, concessionária do transporte metroviário carioca desde 1998, é quem está adquirindo as composições, como parte de um investimento - previsto em contrato em 2007 - de R$ 1,15 bilhão para melhorias no sistema.
Os trens foram montados na China, com peças e sistemas de países diversos. A chinesa Changchun Railway Vehicles fabrica a carroceria e o truque, onde se localizam as rodas e o motor. O motor de tração é feito pela japonesa Mitsubishi Eletric; já o sistema de ar-condicionado vem da Austrália; as portas são da austríaca IFE e o sistema de freios da Knorr-Bremse, da Alemanha.
Ciclovias: 450 km, até 2016
A Secretaria de Meio Ambiente do Rio informa que a malha cicloviária do Rio de Janeiro deverá atingir 300 km de extensão até novembro e 450 km até o ano de 2016.
Até o momento, a cidade conta com 282 km de ciclovias. E outros 18 km estão sendo construídos no novo Anel Cicloviário da Ilha do Governador, para interligar a Ilha ao Aeroporto Internacional Tom Jobim. A obra está avaliada em mais de 1 milhão de reais.
O órgão informa também que está reformando ciclovias já existentes na zona oeste e em Copacabana e Botafogo (zona sul). Nas ruas deste último bairro também se planeja criar vias compartilhadas para ciclistas. O projeto de bicicletários do Rio de Janeiro prevê também integração com outros modais de transporte, em áreas da zona sul, centro, Grajaú e Tijuca.
Teleférico e plano inclinado no Morro da Providência
Como parte das obras do Programa Morar Carioca no Morro da Providência, executada pela Prefeitura do Rio, está sendo construído um teleférico com três estações, interligando a Providência com a Central do Brasil e a Cidade do Samba. O sistema, que tem capacidade para transportar cerca de mil pessoas por hora, deve ficar pronto em dezembro, e entrará num período de testes antes da inauguração oficial.
Também será construído um plano inclinado ligando a Ladeira do Barroso à Praça da Igreja do Cruzeiro. Com outras ações diversas em saneamento e reformas de imóveis históricos, por exemplo, o investimento total das obras é de cerca de R$ 131 milhões.