Mais espaço para as bicicletas na Zona Sul do Recife

Com abertura do sistema viário do Pina, no próximo fim de semana, ciclistas vão ganhar ciclovia na área do RioMar

Notícias
 

Fonte: JC Online  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 24 de outubro de 2012

Espaço para bicicletas no Recife

Espaço para bicicletas no Recife

créditos: Guga Matos/JC Imagem

 

As mudanças provocadas pelas obras do corredor da Via Mangue e pela inauguração do RioMar, no bairro do Pina, na Zona Sul do Recife, vão proporcionar a ampliação da malha cicloviária da cidade. A partir do próximo fim de semana, quando está programada a liberação do novo sistema viário do bairro pela Prefeitura do Recife, os ciclistas contarão com mais 1.250 metros de ciclovias e ciclofaixas na área. Os equipamentos foram viabilizados como contrapartida pelo centro de compras e, até o fim de 2013, vão se integrar aos quase cinco quilômetros de ciclovias da Via Mangue, que estão sendo construídos entre a Ponte Encanta Moça, também no Pina, e a Rua Antônio Falcão, em Boa Viagem.

 

Por enquanto, os ciclistas contarão com um quilômetro de ciclovia (quando há segregação física entre o espaço das bicicletas e o usado pelos carros) construída na chamada via de contorno do shopping, uma avenida arborizada que circunda o centro de compras, às margens do Rio Pina e que será aberta à população. E também com um trecho de 250 metros de ciclofaixa (quando a separação das bicicletas é feita apenas por sinalização horizontal e, às vezes, tachões) implantada na última sexta-feira na Avenida República Árabe Unida, uma das principais vias de acesso ao RioMar Recife e ao Jardim Beira-Rio. Esse trecho se interligará com a via de contorno do shopping, mas a ligação será provisória por uma faixa de pedestres semaforizada.

 

“Não faremos a ligação direta porque, por enquanto, o principal acesso ao shopping se dará pela alça construída a partir da Ponte Paulo Guerra, que jogará o tráfego na Rua República do Líbano. Posteriormente, depois que a ponte estiada, a porta de entrada da Via Mangue, estiver pronta é que poderemos ter a ligação definitiva. De qualquer forma, será mais 1,2 quilômetro de ciclofaixas e ciclovias. Mesmo que em pequenas quantidades, vamos ampliando o espaço para os ciclistas na cidade”, comemorou o diretor de Projetos Especiais da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), Manoel Damasceno. A ciclofaixa implantada na Avenida República Árabe Unida ainda não está em funcionamento. A partir do próximo sábado (27), no entanto, os veículos flagrados estacionados ou trafegando sobre ela serão multados.

 

O projeto cicloviário para o Pina prevê a implantação de quase 6,5 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas na área, sendo cinco quilômetros na Via Mangue propriamente dita, entre a Ponte Encanta Moça e o complexo de viadutos interligados às margens dos Canais de Setúbal e Jordão, em Boa Viagem. O restante é composto por ciclofaixas interligando essa ciclovia à avenida que contorna o RioMar. Os planos da CTTU, segundo Damasceno, é ampliar essa malha cicloviária para o Centro, pelo Cais José Estelita, e para a Avenida Agamenon Magalhães, pelo Viaduto Capitão Temudo. “Esse é o nosso grande desafio. Queremos interligá-la à ciclovia de Boa Viagem e levá-la até o Centro. Temos algumas sugestões para fazer a travessia das Avenidas Herculano Bandeira e Antônio de Gois. Até agora, a melhor opção é passá-la pelo túnel da Via Mangue”, afirmou.

 

Leia também:

A saída do trânsito de Recife na palma da mão 

Adiada instalação de bicicletários no Recife 

No Recife, viadutos impedirão operação de metrô ou VLT no futuro 

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário