As mudanças provocadas pelas obras do corredor da Via Mangue e pela inauguração do RioMar, no bairro do Pina, na Zona Sul do Recife, vão proporcionar a ampliação da malha cicloviária da cidade. A partir do próximo fim de semana, quando está programada a liberação do novo sistema viário do bairro pela Prefeitura do Recife, os ciclistas contarão com mais 1.250 metros de ciclovias e ciclofaixas na área. Os equipamentos foram viabilizados como contrapartida pelo centro de compras e, até o fim de 2013, vão se integrar aos quase cinco quilômetros de ciclovias da Via Mangue, que estão sendo construídos entre a Ponte Encanta Moça, também no Pina, e a Rua Antônio Falcão, em Boa Viagem.
Por enquanto, os ciclistas contarão com um quilômetro de ciclovia (quando há segregação física entre o espaço das bicicletas e o usado pelos carros) construída na chamada via de contorno do shopping, uma avenida arborizada que circunda o centro de compras, às margens do Rio Pina e que será aberta à população. E também com um trecho de 250 metros de ciclofaixa (quando a separação das bicicletas é feita apenas por sinalização horizontal e, às vezes, tachões) implantada na última sexta-feira na Avenida República Árabe Unida, uma das principais vias de acesso ao RioMar Recife e ao Jardim Beira-Rio. Esse trecho se interligará com a via de contorno do shopping, mas a ligação será provisória por uma faixa de pedestres semaforizada.
“Não faremos a ligação direta porque, por enquanto, o principal acesso ao shopping se dará pela alça construída a partir da Ponte Paulo Guerra, que jogará o tráfego na Rua República do Líbano. Posteriormente, depois que a ponte estiada, a porta de entrada da Via Mangue, estiver pronta é que poderemos ter a ligação definitiva. De qualquer forma, será mais 1,2 quilômetro de ciclofaixas e ciclovias. Mesmo que em pequenas quantidades, vamos ampliando o espaço para os ciclistas na cidade”, comemorou o diretor de Projetos Especiais da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), Manoel Damasceno. A ciclofaixa implantada na Avenida República Árabe Unida ainda não está em funcionamento. A partir do próximo sábado (27), no entanto, os veículos flagrados estacionados ou trafegando sobre ela serão multados.
O projeto cicloviário para o Pina prevê a implantação de quase 6,5 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas na área, sendo cinco quilômetros na Via Mangue propriamente dita, entre a Ponte Encanta Moça e o complexo de viadutos interligados às margens dos Canais de Setúbal e Jordão, em Boa Viagem. O restante é composto por ciclofaixas interligando essa ciclovia à avenida que contorna o RioMar. Os planos da CTTU, segundo Damasceno, é ampliar essa malha cicloviária para o Centro, pelo Cais José Estelita, e para a Avenida Agamenon Magalhães, pelo Viaduto Capitão Temudo. “Esse é o nosso grande desafio. Queremos interligá-la à ciclovia de Boa Viagem e levá-la até o Centro. Temos algumas sugestões para fazer a travessia das Avenidas Herculano Bandeira e Antônio de Gois. Até agora, a melhor opção é passá-la pelo túnel da Via Mangue”, afirmou.
Leia também:
A saída do trânsito de Recife na palma da mão
Adiada instalação de bicicletários no Recife
No Recife, viadutos impedirão operação de metrô ou VLT no futuro