Mais um passo para a realização do BRT de Vitória

Começou a avaliação da qualidade do pavimento das vias previstas no projeto nos municípios de Vitória, Cariacica, Serra e Vila Velha

Notícias
 

Fonte: Governo do Espírito Santo  |  Autor: Assessoria / Setop  |  Postado em: 22 de outubro de 2012

Projeção do BRT de Vitória

Projeção do BRT de Vitória

créditos: Divulgação

 

O consórcio que venceu a licitação do projeto executivo do BRT (Bus Rapid Transit) – corredores exclusivos para ônibus, a ser implantado na Grande Vitória – iniciou a avaliação da qualidade do pavimento das vias previstas no projeto nos municípios de Vitória, Cariacica, Serra e Vila Velha. O trabalho teve início na última terça-feira (16), e a previsão é que seja concluído em três dias, sendo realizado entre 20h e 6h, para evitar transtornos no trânsito.

 

O estudo faz parte das análises que estão sendo feitas para o desenvolvimento do projeto executivo, dentro dos critérios estabelecidos, em edital, pela Secretaria de Estado dos Transportes e Obras Públicas (Setop), órgão responsável pelo desenvolvimento e pela implantação do Programa de Mobilidade Metropolitana, onde o BRT  está inserido. Os resultados não são imediatos, e essas informações colhidas ainda passarão por análises técnicas.

 

A Guarda Municipal dará suporte à avaliação do pavimento, sinalizando todo o percurso que será analisado. Um caminhão especial para tal medição percorrerá os trechos, com uma carga total de 8,2 toneladas, e deve parar a cada 40 metros percorridos, ficando no local por cerca de 15 segundos. Em cada parada será feita uma leitura de deflexão do pavimento, para saber a qualidade do mesmo e, assim, permitir a indicação da melhor forma de implantar o BRT nas vias da Grande Vitória.

 

Histórico

Em julho deste ano, o Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), assinou um consórcio com três empresas especialistas em transporte coletivo para execução do projeto executivo do BRT (Bus Rapid Transit). As empresas formam o consórcio Planservi-Única-Logit, e já receberam ordem de serviço para desenvolver o projeto executivo para os primeiros 32 quilômetros. O consórcio tem duração de 18 meses.

 

O projeto da primeira fase do BRT prevê faixas exclusivas centrais; estações de embarque/desembarque; ônibus modernos e com portas à esquerda ou dos dois lados, quando necessário; nova rede metropolitana de linhas; controle da operação e comunicação geral por Intelligent Transportation System – ITS (Sistema de Transporte Inteligente); além de novo modelo institucional, baseado nos princípios da gestão compartilhada entre os entes federativos.

 

Leia também:

Em Vitória, 17 multas por dia por desrespeito ao pedestre 

Com câmera no capacete, ciclista do ES filma dificuldades no trânsito 

Governo do Espírito Santo inicia projeto executivo do BRT 

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário