O trecho terá 13,5 quilômetros de extensão, 12 estações e deverá ampliar o volume de passageiros transportados na linha dos atuais 600 mil para 1,1 milhão de pessoas por dia.
As obras, segundo o governador, começarão no segundo semestre de 2013, e deverão ser concluídas em 2018. A construção do prolongamento terá custo de cerca de R$ 4 bilhões. O investimento total, incluindo trens, sistema elétrico e obras, chega a R$ 7,7 bilhões. Os recursos serão totalmente aplicados pelo governo do Estado, de acordo com informações da Companhia do Metropolitano de São Paulo.
No lançamento do edital da obra, na estação Corinthians-Itaquera, Alckmin também inaugurou a integração entre a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e o Metrô nas estações Tatuapé e Itaquera, na zona leste da capital. As duas estações possuem acesso ao trem, mas a integração é tarifada. Agora haverá acesso gratuito para passageiros, mas apenas de segunda a sexta-feira, das 11h às 15h, e a partir das 21h. No sábado, a partir das 15h, e durante todo o dia aos domingos e feriados.
“Essa limitação de horário ocorre porque essas linhas são superlotadas, mas queremos incentivar o uso fora do horário de pico e beneficiar passageiros que usam tanto o expresso leste, da CPTM, quanto o Metrô, possibilitando a integração gratuita”, afirmou o governador.
Para a auxiliar de serviços gerais Denilsa Fernandes da Silva, que passava pela estação Corinthians-Itaquera durante o evento, a integração deveria ser ampliada para mais estações. Ela mora em Ferraz de Vasconcelos, no extremo leste da cidade, e utiliza o expresso leste da CPTM para ir até o Brás, na região central. “Precisamos voltar até o Brás para conseguir pegar o metrô. E isso leva cerca de 40 minutos”, reclamou.
Trens modernizados
Durante o evento ainda foram entregues quatro trens modernizados do Metrô. São composições antigas, que já estavam em circulação, e que ganharam ar condicionado, câmeras de vigilância, novo sistema audiovisual e comunicação por mensagem sonora eletrônica. Devem ser entregues mais 98 trens entre novos e modernizados até 2015.
O secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, garantiu que pelo menos 20 estações do Metrô receberão “banho de loja” para a Copa do Mundo de 2014. “As estações Corinthians-Itaquera e Artur Alvim ganharão comunicação trilíngue (português, espanhol e inglês). As outras estações onde haverá intervenção ganharão comunicação visual e melhor acessibilidade”. Ele não soube estimar quanto vão custar essas intervenções, mas disse que elas começarão em 2013 e devem terminar antes da Copa.
Tarifa diferenciada
O Metrô começou a cobrar nesta segunda-feira a tarifa diferenciada de R$ 2,50 para usuários da Linha 5-Lilás e para os passageiros da Linha 17 da CPTM que usarem o transporte das 9 às 10h. Além disso, esses usuários poderão fazer integração com ônibus no Largo 13, em Santo Amaro, gratuitamente.
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