Uma cidade onde houvesse extensos cinturões de áreas verdes para o lazer e o convívio dos cidadãos? Pois esta cidade existe e está localizada na Holanda: Houten.
Na década de 70, a cidade tinha apenas 4 mil habitantes e, por estar situada próxima a um grande centro urbano, Utrecht, foi escolhida pelo governo holandês para ser um núcleo de crescimento (vinex location). Dessa forma, foi deixado ao município o desafio de se planejar para a instalação de um grande número de habitantes em um curto espaço de tempo.
Com a ajuda do arquiteto Rob Derks, foi desenvolvido um plano urbano baseado na técnica de filtered permeability,o qual se propunha a criar uma densa malha cicloviária. Para quem utilizava os carros, apenas algumas poucas rotas periféricas seriam construídas, incluindo um anel viário. Dessa forma, a rede oferecia acesso limitado ao centro da cidade para quem usava o carro como meio de transporte e oferecia trajetos extremamente curtos para os ciclistas.
O principal motivo para a atração de viagens para o centro da cidade é a presença de uma estação de uma das linhas de trem mais importes da Holanda. Lá, existe um bicicletário que oferece mais 3 mil vagas aos ciclistas. Outro fator que também impulsiona o uso da bicicleta na cidade deve-se ao fato de escolas e outros importantes prédios se localizarem ao longo das rotas de bicicletas.
Bicicletário público com 3 mil vagas para as bikes
Atualmente, a cidade conta com, aproximadamente, 50 mil habitantes e cerca de 129 quilômetros de ciclovias. Com a adoção do plano de filtered permeability hoje a cidade ainda mantém as mesmas características da década de 70, prezando pela qualidade de vida de seus habitantes e ainda proporcionando uma fácil mobilidade através dela.
Quer conhecer ainda mais sobre a cidade? Clique aqui! Abaixo, confira o vídeo sobre o planejamento urbano da cidade e como seu desenho urbano tornou a bicicleta muito mais eficiente nos deslocamentos do que o carro: