Houten: a cidade perfeita para os ciclistas

Você já imaginou uma cidade onde mais da metade das viagens realizadas fosse a pé ou por bicicleta?

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Fonte: The City Fix Brasil  |  Autor: Guillermo Petzhold  |  Postado em: 09 de outubro de 2012

Zona exclusiva para os ciclistas em Houten, Holand

Zona exclusiva para os ciclistas em Houten, Holanda

créditos: Joey Dunckley

 

Uma cidade onde houvesse extensos cinturões de áreas verdes para o lazer e o convívio dos cidadãos? Pois esta cidade existe e está localizada na Holanda: Houten.

 

Na década de 70, a cidade tinha apenas 4 mil habitantes e, por estar situada próxima a um grande centro urbano, Utrecht, foi escolhida pelo governo holandês para ser um núcleo de crescimento (vinex location). Dessa forma, foi deixado ao município o desafio de se planejar para a instalação de um grande número de habitantes em um curto espaço de tempo.

 

Com a ajuda do arquiteto Rob Derks, foi desenvolvido um plano urbano baseado na técnica de filtered permeability,o qual se propunha a criar uma densa malha cicloviária. Para quem utilizava os carros, apenas algumas poucas rotas periféricas seriam construídas, incluindo um anel viário. Dessa forma, a rede oferecia acesso limitado ao centro da cidade para quem usava o carro como meio de transporte e oferecia trajetos extremamente curtos para os ciclistas.

 

 

 

O principal motivo para a atração de viagens para o centro da cidade é a presença de uma estação de uma das linhas de trem mais importes da Holanda. Lá, existe um bicicletário que oferece mais 3 mil vagas aos ciclistas. Outro fator que também impulsiona o uso da bicicleta na cidade deve-se ao fato de escolas e outros importantes prédios se localizarem ao longo das rotas de bicicletas.

 

 

Bicicletário público com 3 mil vagas para as bikes

Atualmente, a cidade conta com, aproximadamente, 50 mil habitantes e cerca de 129 quilômetros de ciclovias. Com a adoção do plano de filtered permeability hoje a cidade ainda mantém as mesmas características da década de 70, prezando pela qualidade de vida de seus habitantes e ainda proporcionando uma fácil mobilidade através dela.

 

Quer conhecer ainda mais sobre a cidade? Clique aqui! Abaixo, confira o vídeo sobre o planejamento urbano da cidade e como seu desenho urbano tornou a bicicleta muito mais eficiente nos deslocamentos do que o carro:

 

Comentários

elizabete - 22 de Outubro de 2012 às 11:14 Positivo 0 Negativo 0

Mesmo com as restrições de tamanho, este tratamento deveria ser aplicado como testa na área central da cidade de SP. A mancha urbana no entorno cresce anomalamente. E quanto ao transito, que tal seria ouvir os motoristas de taxi como consultores???

Arnaldo Rodrigues - 14 de Outubro de 2012 às 20:09 Positivo 0 Negativo 0

Amigos, a população de Houten (46.000 habitantes aproximadamente) é cerca de 10% da pop.da V. Mariana (347 mil habit) em SP. Não quer dizer que o exemplo ão deva ser seguido, mas é necessário um parâmetro mais próximo, é mais real ...abraço a todos.

Carlos Marques - 10 de Outubro de 2012 às 12:44 Positivo 0 Negativo 0

Uma boa ideia para cidades médias brasileiras, como Joinville, Maringá, Jacareí, Campos, Uberlândia, Juazeiro, Aracaju, João Pessoa, Campina Grande e vai por aí.  E também para algumas áreas das grandes capitais!

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