A implantação do sistema de Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) no Eixo Anhanguera, em Goiânia, pode custar até R$ 1,3 bilhão. Os recursos serão oriundos dos governos estadual e federal. Projeto de instalação de grupo gestor das obras tramita na Assembleia Legislativa de Goiás. A matéria é dividida em dois processos.
O primeiro, nº 3.353/12, estabelece equipe executiva da empreitada. Já o segundo, 3.602, permite ao Palácio das Esmeraldas contração de empréstimos para este fim. De acordo com a Assembleia Legislativa, a previsão é que o valor financiado alcance R$ 627 milhões. O crédito poderá ser tomado em instituições financeiras vinculadas à União, Sistema Financeiro Nacional e ao Conselho Monetário Nacional.
Durante o trâmite na Casa, três parlamentares pediram vista do processo 3.353, relatado pelo deputado Doutor Joaquim (PSB). Humberto Aidar (PT), Wagner Siqueira (PMDB) e Francisco Gedda (PTN). Segundo a proposta, o comitê executivo será ligado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Região Metropolitana.
Força-tarefa
Na composição da equipe gestora haverá titulares de diferentes pastas do Poder Executivo goiano. Dentre elas, as secretarias de Gestão e Planejamento; Fazenda; Infraestrutura; Casa Civil e Cidades; Controladoria Geral do Estado; Metrobus Transporte Coletivo S.A; Companhia de Investimentos e Parcerias do Estado de Goiás, além da Secretaria de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Goiânia.
PAC da Mobilidade
Encontro ocorrido em agosto último, entre o governador do estado, Marconi Perillo, e o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, serviu para reforçar o interesse de Goiás em recursos de Brasília. Os investimentos, neste caso, provém do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade. Na reunião, Ribeiro disse a Perillo que os processos para liberação dos fundos já aguardavam liberação da Caixa Econômico Federal.
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