Compromisso com Mobilidade é o nome de um movimento de ciclistas de Fortaleza iniciado há duas semanas pela internet. Celso Minoru Sakuraba Junior, um dos articuladores do Compromisso, explica que o grupo utiliza a bicicleta como meio de locomoção diário:
"Contribuímos para a redução do congestionamento, da poluição e do estresse que envolve a cidade. Enfrentamos diariamente situações de risco devido à imprudência e agressividade dos motoristas e à falta de estrutura e de fiscalização por parte do poder público", reclama Minoru.
O grupo de Fortaleza pretende aproveitar as eleições para colocar a bicicleta na pauta das discussões da cidade. "Para isso, inspiramo-nos na iniciativa da Ciclocidade, em São Paulo, e elaboramos a Carta de Compromisso com a Mobilidade de Fortaleza", diz.
Os cicloativistas querem recolher a assinatura de todos os candidatos a prefeito de Fortaleza e já conseguiram os compromissos de Roberto Cláudio (PSB), Renato Roseno PSOL), Marcos Cals (PSDB) e Elmano de Freitas (PT).
Celso explica que não há um censo recente sobre o número de ciclistas em Fortaleza, mas lembra que a última pesquisa, em 1997, indicou que 44% das viagens urbanas eram realizadas a pé ou em bicicletas.
Para saber mais, acesse a página: www.facebook.com/CompromissoComMobilidade