Após duas interrupções por ordem judicial, as obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) Cuiabá-Várzea Grande foram liberadas novamente na última quinta-feira (27).
O Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região autorizou a continuidade das obras sob o argumento de que a liminar da Justiça Federal que barrava os trabalhos, emitida na última semana, não continha “elementos concretos” que justificavam a paralisação, se mostrando “extremamente prejudicial à ordem e à economia pública.”
A avaliação do desembargador do TRF, Mário César Ribeiro, é de que “a suspensão das obras do VLT por tempo indeterminado, a essas alturas, traz mais angústias que soluções”.
O metrô leve é a principal e mais cara obra de mobilidade urbana em Mato Grosso relacionada à Copa de 2014. O estado contará com empréstimos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Caixa Econômica Federal para pagar a obra, avaliada em R$ 1,47 bilhão.
Nos meses de agosto e setembro, a Justiça Federal, acatando a recursos dos Ministérios Públicos Estadual e Federal, determinou a interrupção do VLT em duas oportunidades. A decisão, em ambos os casos, foi tomada pelo juiz Marllon Sousa.
Porém, durante as férias de Sousa em agosto, o magistrado que o substituiu na 1ª Vara Federal de Mato Grosso, Julier Sebastião da Silva, deu parecer em direção contrária a de seu colega, barrando a liminar anterior e autorizando os trabalhos do sistema sobre trilhos da Copa novamente. Clique aqui para entender o caso.
Com a nova decisão da Justiça, o consórcio VLT Cuiabá (CR Almeida, Santa Bárbara, CAF, Magna e Astep) poderá dar continuidade às obras que ainda estão em estágio inicial. A previsão é que só em 2013 a implantação do sistema sobre trilhos deverá acontecer de fato.
Com 33 estações e 22,2 km de extensão no total, o novo sistema sobre trilhos vai conectar o Centro Político-Administrativo de Cuiabá ao Aeroporto Internacional Marechal Rondón e o centro da cidade à região do Coxipó.
* Publicada originalmente no Portal 2014