A construção do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) de Brasília não será mais realizada, diferentemente do que havia sido prometido em 2010.
A obra foi retirada nesta sexta-feira (28) da Matriz de Responsabilidades da Copa do Mundo, documento que lista todas medidas necessárias para a preparação do Brasil para o Mundial. Uma resolução publicada no Diário Oficial da União informa a exclusão do VLT da matriz.
De acordo com o Ministério do Esporte, a retirada do VLT da lista de obras para a Copa foi uma solicitação do governo do Distrito Federal. Seria ele o responsável por construir o trem urbano que ligaria o aeroporto ao terminal de ônibus da Asa Sul.
"Nós lamentamos [a exclusão], mas a obra não ficaria pronta a tempo", justificou o vice-governador do DF, Tadeu Filippelli, em entrevista ao UOL Esportes. "Assumimos o governo [em 2011], com a obra parada por irregularidades. O contrato havia sido anulado. Vamos licitar a obra novamente e espero que fique pronta em 2014, mas não para a Copa."
A linha do VLT era a principal obra de mobilidade urbana de Brasília para o Mundial de 2014. A obra estava orçada em R$ 276,9 milhões. Desse valor, R$ 263 milhões viriam de recursos do governo federal. Só R$ 13,9 milhões seriam investidos diretamente pelo Distrito Federal.
O governo do DF, no entanto, não conseguiu contratar a obra a tempo para que ela fosse concluída até o Mundial. Uma licitação realizada para contratar a obra foi anulada na Justiça por irregularidades e não houve prazo para que uma nova concorrência fosse feita.
Segundo Filippelli, como alternativa ao VLT, o governo do DF vai criar um corredor expresso para tráfego de ônibus em uma rodovia que liga o aeroporto ao centro da capital federal. Essa obra deve ser concluída em outubro de 2013.
O VLT de Brasília era um dos cinco trens urbanos previstos na Matriz de Responsabilidades da Copa do Mundo. Fortaleza, Manaus, São Paulo e Cuiabá também pretendem concluir uma nova linha de trem até o Mundial de 2014.
No caso de Cuiabá, a construção do VLT já virou uma novela. Segundo revelou o UOL Esportes em agosto, a obra, orçada em R$ 1,47 bilhão, foi contratada por meio de uma licitação suspeita. Por falta de planejamento, a Justiça já paralisou a construção duas vezes. Na quinta-feira, a obra foi novamente liberada.
Com a retirada do VLT de Brasília da lista de obras para a Copa, o custo da preparação do Brasil para o torneio caiu. O valor total das obras e projetos para o Mundial era de cerca de R$ 27,6 bilhões. Agora, é de R$ 27,3 bilhões.
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