Os funcionários, que já patrulhavam as ruas de bike, agora terão o percurso facilitado pelo veículo que exige menos esforço físico.
Durante a ronda em parques e praças da cidade e aos finais de semana em calçadões, ciclovias e ciclofaixas, a GCM já costuma utilizar as bicicletas normais. Os novos veículos têm o intuito de aumentar a atuação dos guardas no policiamento em trechos íngremes e longos.
O projeto incentiva o uso da bike em todas as situações, tornando-a sempre a primeira opção para os funcionários. Além disso, contribui com o plano de sustentabilidade ambiental pelo uso de energia limpa.
As bicicletas foram entregues no último domingo (23), no parque do Ibirapuera, zona sul de São Paulo, pela Secretaria Municipal Urbana. Inicialmente, foram entregues apenas cinco unidades. Após avaliação, a GCM receberá mais 45 bikes.
Cada uma delas possui bateria com autonomia energética para rodarem 40 km. O custo individual foi de R$ 3.700. De acordo com a secretaria, os agentes ciclistas receberam treinamento para aprender como utilizar as novas bicicletas.
Leia também:
O sufoco de pedalar sem ciclovia
Cinco mil ciclistas passeiam no Aterro do Flamengo
Rio ganha primeiro mapa das ciclovias com guia de serviços