Mais transporte público: a promessa dos candidatos de Goiânia

Três (dos oito) candidatos à prefeitura da capital goiana responderam ao Mobilize sobre seus planos para melhorar a mobilidade urbana

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Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Caroline Aguiar  |  Postado em: 20 de setembro de 2012

 

Dando sequência à série de reportagens do Mobilize Brasil, apresentamos hoje (14) as propostas de mobilidade urbana sustentável dos candidatos à prefeitura de Goiânia.

 

Antes, uma ressalva: embora todos os pretendentes a prefeito dessa cidade tenham sido procurados, os candidatos Jovair Arantes (PTB)*, Elias Junior (PMN),  Rubens Donizzeti (PSTU) e Simeyzon (PSC) não responderam aos pedidos de informação do nosso portal. Aqui, portanto, o eleitor preocupado com a sustentabilidade tem uma pista sobre as intenções destes políticos, e pode acionar 'o sinal vermelho' na hora do voto.

 

Com mais de um milhão de veículos nas ruas, Goiânia apresenta um enorme problema de mobilidade urbana para os candidatos à prefeitura da cidade. Como opções de transporte público de massa, a população só pode contar com 270 linhas de ônibus - são 1.373 veículos circulando, e um BRT cortando o município de leste a oeste. Em 2012, as ciclovias começaram a sair do papel, mas apenas 2,5 km foram construídos. Também vale destacar que, apesar de ser um enorme problema, a questão da mobilidade urbana não figura entre os principais temas da campanha eleitoral goianiense.

 

Mas vamos à pergunta do Mobilize:

 

"Caso seja eleito prefeito de sua cidade, qual o principal projeto de mobilidade urbana sustentável que implementará durante o seu governo?"

 

Abaixo, as respostas dos candidatos: Paulo Garcia (PT), que segundo a pesquisa Ibope de 13/9 tem 41% das intenções de voto; Isaura Lemos (PC do B) 4%; Professor Pantaleão (Psol) 3%; e José Netho (PPL) 1%.

 

 

Paulo Garcia (PT) 


 Atual prefeito, concorre à reeleição pela coligação Goiânia Cidade Sustentável

 

"Os corredores preferenciais de ônibus e as ciclovias terão prioridade em nossa gestão. Construiremos 100 km de malha cicloviária até 2015, implantaremos a bicicleta pública até 2013 e executaremos a ligação entre a Praça Cívica ao Campus Samambaia da UFG já está em fase de projeto com 12 km de ciclovia. Vamos finalizar os 102 km dos corredores preferenciais e exclusivos para ônibus, todos construídos com recursos próprios da Prefeitura; construiremos mais 70 abrigos (pontos de ônibus cobertos) e reformaremos 116 pontos na região central da cidade. Elaboraremos o Plano Diretor de Mobilidade e uma nova pesquisa origem/destino até 2013 para redefinir nossa rota e orientar nossos trabalhadores da melhor maneira possível e implantaremos o Sistema de Informação Metropolitano (SIM) nos Pontos de Embarque/Desembarque, nos Pontos de Conexão e nos Corredores do Transporte Coletivo.

 

Finalizaremos o Eixo BRT Norte-Sul, um corredor de trânsito rápido, com 26 km de extensão no total, que desafogará o trânsito nas regiões sul, norte e noroeste até 2015.O projeto básico já está pronto e estamos iniciando a locação de recursos para a execução da obra. Investiremos cerca de R$ 284 milhões, sendo R$ 210 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e R$ 74 milhões do município. O BRT atenderá regiões sul, norte e noroeste, com 32 estações por sentido, 82 ônibus e capacidade para atender 12 mil passageiros por sentido nos horários de pico. Serão construídos quatro terminais e todas as estações e terminais terão monitoramento de segurança 24 horas."

 

 

Isaura Lemos (PC do B)

 

Deputada estadual, candidata pela chapa 'Governar a cidade. Cuidar das pessoas'

 

"Criaremos um programa municipal de mobilidade e acessibilidade; um grupo de estudos e soluções estratégicas para o transporte, incluindo a construção do metrô, do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), das ciclovias, das ciclofaixas e do bicicletário; vamos construir 20 corredores exclusivos de ônibus e 11 preferenciais; queremos a estruturação de um sistema alimentador mais eficiente e abrangente; linhas de bairro a bairro; implantaremos um projeto de padronização das calçadas; lançaremos o ônibus-frete, que é o transporte de um grande número de pessoas que precisam se deslocar diariamente de uma mesma região para outra (a Prefeitura fretaria um ônibus para um grupo de pessoas que mora no Setor Finsocial e trabalha no Centro, por exemplo); teremos o transporte noturno conforme o Plano Diretor; mais ônibus nas linhas, especialmente nos horários de pico.

 

Em relação ao trânsito, construiremos pontes e viadutos estratégicos, estacionamentos subterrâneos e verticais. Implantaremos ainda o Plano Cicloviário, o qual destinará 20% da arrecadação das multas de trânsito para a construção de ciclovias."

 

Professor Pantaleão (Psol)

Reinaldo Assis Pantaleão é candidato à prefeitura pela coligação Psol-PCB

 

"Mobilidade urbana é um conceito que se refere à possibilidade de as pessoas se deslocarem nas cidades. Em período eleitoral, todos candidatos apresentam suas propostas, que não saem depois de papel. Todos falam em defesa do transporte coletivo, alguns chegam a marcar a data da solução do problema. Pura demagogia. A questão não é só técnica. Concordamos com os corredores exclusivos para os ônibus, a ciclovia, as faixas  para os pedestres. Pois trânsito e transporte fazem parte da discussão da mobilidade urbana. No entanto, ninguém fala da desoneração das taxas cobradas. Pois o preço sempre foi uma decisão dos empresários do transporte coletivo, que ironicamente poucos lucram. A experiência da Cotelgo-cooperativa seria uma alternativa a ser seguida. Só que toda fiscalização teria que ser da Prefeitura de Goiânia. Aliás, já está em lei aprovada pela Câmara Municipal o Conselho de Transporte Municipal. Infelizmente só no papel. Não se cumpre a lei.

 

Hoje se fala muito em VLT e BRT, que aliás vem virando uma discussão estéril entre o Estado e a Prefeitura. Em  tempos outros se falou em metrô. Além dos viadutos. Concordo com todas as alternativas, na luta para buscar uma saída. A retirada dos carros exige uma política ecônomica, que é definida pelo sistema capitalista. Os chamados modais são necessários. Portanto, sem fantasia e mentiras para a população, a Prefeitura deveria respeitar o PLANO DIRETOR, que desde 2007 está em vigor. Se olharmos com atenção, com o Plano Diretor boa parte dos problemas seriam resolvidos. O que ocorre é a falta de vontade polítca dos nossos gestores. A construção de uma cidade que priorize a mobilidade de seus cidadãos depende da mudança desse modelo, com o poder público assumindo o financiamento. Dessa forma, o transporte seria pago pelo conjunto da sociedade. O resto é blá-blá-blá."

 

José Netho (PPL)

José Nicolau de Oliveira Neto é candidato a prefeito pelo Partido Pátria Livre

 

"Temos uma preocupação muito grande com a questão da mobilidade. No passado nossos governantes pensaram em mobilidade apenas como ônibus e veículos individuais. Nós pensamos diferente: pensamos que mobilidade é bem mais amplo, com vários modais dando oportunidade à população de escolher o tipo de transporte que é melhor para ele. Assim, propomos a instalação:

 

1) Aeromovel;

2) Ciclovias;

3) Iniciar o Metrô;

4) Micro-ônibus e ônibus;

5) Reforma e estruturação das calçadas para pedestres e portadores de necessidades especiais;

Mobilidade Urbana tem que ser tratada como ponto fundamental da qualidade de vida."

 

 

* O candidato Jovair Arantes está em segundo lugar segundo o Ibope, com 11% das intenções de voto. Logo atrás, aparecem Elias Junior (PMN), com 9%, Isaura Lemos, com 4%, Professor Pantaleão, com 3%, e José Netho (PPL) e Rubens Donizzeti, ambos com 1%.

 

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