Começaram nessa segunda-feira (17), os trabalhos de sondagem para a Linha 2 - trecho Barreiro-Calafate - do metrô de Belo Horizonte. Serão feitos cerca de 150 furos variando de 30 a 50 metros de profundidade, de acordo com a Empresa Pública Trem Metropolitano de Belo Horizonte S/A - Metrominas, controlada pelo Governo de Minas Gerais.
Durante a tarde, duas equipes compostas por três trabalhadores estiveram no bairro Barreiro. Os trabalhos devem durar seis meses e o objetivo é subsidiar os projetos de engenharia com informações sobre o subsolo, a fim de se obter amostras de solos, rochas e outras informações geofísicas relevantes.
A Linha 2 terá extensão de 10,5 quilômetros e ligará o Barreiro à região do Bairro Calafate. Estão previstas novas sete estações: Amazonas, Salgado Filho, Vista Alegre, Ferrugem, Mannesmam e Barreiro. A estação Nova Suíca será construída para o entroncamento das duas linhas.
Sondagem da Linha 3
Desde o dia 3 de setembro, a empresa mobiliza cinco equipes na realização da sondagem para a Linha 3 – trecho Savassi-Lagoinha. Até o momento, seis furos foram realizados, sendo dois na Praça Sete, dois em frente ao PSIU e outros dois no pátio inferior da Rodoviária.
A linha 3, que fará a ligação da região da Savassi à região da Lagoinha, terá 4,5 quilômetros de extensão, com seus pontos extremos nas avenidas Antônio Carlos e na Nossa Senhora do Carmo, cerca de um quarteirão acima da Contorno, passando pela Avenida Afonso Pena, Rua Pernambuco e o final da Av. Cristóvão Colombo.
(*) Com Agência Minas.
Leia também:
Mobilidade urbana e eleições: duas propostas para BH
BRT mostra a sua cara em BH
Juiz usa exemplo de Belo Horizonte para "condenar" VLT em Cuiabá