Metrô, VLT e BRT nos planos de candidatos em Salvador

Com a capital baiana, o Mobilize Brasil completa a série de depoimentos com candidatos a prefeito

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Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Karlo Dias / Mobilize Brasil  |  Postado em: 19 de setembro de 2012

Metrô de Salvador, ainda em testes

Metrô de Salvador, ainda em testes

créditos: Divulgação

 

Com a cidade de Salvador, em destaque hoje (19) nesta reportagem, o Mobilize completa a série de matéria sobre os planos de mobilidade urbana sustentável dos candidatos à prefeito em onze capitais brasileiras. A capital baiana não é exceção, e a falta de mobilidade é um problema histórico, como evidencia o 'caso' do projeto da Linha 1 do metrô, que se arrasta a mais de uma década. Também atrasa a vida dos soteropolitanos os engarrafamentos diários, a qualquer hora, e as ruas emburacadas, semáforos quebrados e acidentes de trânsito. 
 

Por isso, mobilidade urbana é um tema recorrente no discurso (e, esperamos, nas ações de governo) dos candidatos. Em Salvador, segundo a pesquisa Ibope/TV Bahia de 13 de setembro, lidera a disputa eleitoral o candidato do DEM, ACM Neto, com 39% das intenções de voto. Em seguida vem Nelson Pelegrino (PT), que apresentou rápida subida de onze pontos, e alcança 27% dos votos. No caminho inverso seguem as candidaturas de Mário Kértesz (PMDB), com queda de quatro pontos, em terceiro lugar e 6% dos votos, e Márcio Marinho (PRB), com 3%. Os candidatos Rogério da Luz (PRTB) e Hamilton Assis (PSOL) não pontuaram. Não respondeu ao Mobilize apensa o candidato do PSOL.

 

"Caso seja eleito, qual o principal projeto de mobilidade urbana sustentável que implementará durante o seu governo?"

 Veja o que responderam os candidatos à prefeitura de Salvador:

 

Mário Kértesz (PMDB)


  

Ex-prefeito e radialista, é candidato pela coligação Salvador Tem Jeito

 “Vou investir no transporte de massa - VLT, BRT e ampliação da linha 1 do metrô, levando-o até Cajazeiras. Hoje, o soteropolitano usa carros e motos de segunda a domingo por falta de opção, já que a cidade não oferece transporte de massa que permita ao cidadão deixar o carro em casa e fazer uso do sistema público de transporte, como acontece nas grandes cidades do mundo todo. A melhoria do transporte público vai diminuir substancialmente o uso de carros e estimular o uso de transporte coletivo, o que é bom para todos.”

 
 

ACM Neto (DEM)

  

Deputado federal, é candidato pela coligação É Hora de Defender Salvador

 “Vou fazer uma licitação (atualmente as empresas têm concessão) para redefinir o sistema em Salvador. Nesta licitação, além da contrapartida para a realização de obras de mobilidade, as empresas também terão de assumir o compromisso de renovar toda a frota até o final do mandato e colocar ônibus novos para rodar. Com isso, há uma sensível redução da emissão de poluentes. Outro ponto do programa é a construção de ciclovias nos principais corredores da cidade, de forma a dar segurança ao ciclista e incentivar o uso desse meio de transporte.”
 

 

Márcio Marinho (PRB)

  

Deputado federal e apresentador de televisão, é candidato pela coligação Salvador Encontra seu Caminho

 

“Propomos soluções para o transporte de alta capacidade como os trens metropolitanos – metrô – servindo as vias de maior fluxo de pessoas e os ônibus de transito rápido – BRT em vias expressas, que devem ser complementadas com meios não motorizados, a exemplo de ciclovias planejadas e calçadas bem feitas, sempre garantindo a mobilidade de idosos e de pessoas com deficiências física, visual ou restrição de mobilidade. A reconstrução da ciclovia da orla marítima e sua ampliação do Porto da Barra até a Praia do Flamengo, a requalificação da ciclovia na Avenida Paralela, além de ciclovias menores em diversos bairros de Salvador íntegra o plano de mobilidade urbana da cidade. Nossa gestão pretende outras ações estruturantes previstas pelo PAC para a Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014.”
 

 

Nelson Pelegrino (PT)

  

Advogado e deputado federal, concorre à prefeitura pela coligação Todos Juntos por Salvador

 

“Mobilidade urbana é o principal problema hoje em Salvador, ao lado de saúde, educação e segurança. Em parceria com o governo federal, a Bahia já dispõe de R$ 1,2 bilhão do PAC da mobilidade e mais R$ 600 milhões que o estado tomará emprestado. Esses recursos viabilizam a participação da iniciativa privada para a conclusão da linha 1 e a construção da linha 2 do metrô, que sairá do Acesso Norte a Lauro de Freitas, via Avenida Paralela. O sistema será alimentado pelo trem do subúrbio, que será estendido da estação da Calçada até o centro da cidade e ao Acesso Norte, via Avenida San Martin, por ônibus e BRT. E vai funcionar com integração operacional e tarifária. Outras ações são de gestão. Vamos implantar sinaleiras inteligentes, construir viadutos e passagens de nível, além de vias segregadas, e desobstruir os 12 pontos críticos do trânsito em Salvador”.
 

 

Rogério da Luz (PRTB)

  

Candidato do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro à prefeitura 

 “O nosso projeto é pautado principalmente no monotrilho, conhecido como aerotrem. Hoje está em implantação em algumas cidades brasileiras. A gente entende que é o melhor sistema porque é mais barato e tem implantação mais rápida. Além disso, tem capacidade de transporte de 10 mil até 20mil pessoas por hora, o que daria conta do nosso fluxo de pessoas, inclusive em detrimento ao carro. A população passaria a usar um sistema de massa mais rápido e confortável. É o mais barato, o melhor e o mais eficiente.”

 

 

 

 

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