Em Natal, trânsito caótico é desafio para todos os candidatos

Como proposta, futuros prefeitos falam em transporte público (VLR e BRT), estacionamentos e tecnologia de trânsito

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Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: George Fernandes  |  Postado em: 17 de setembro de 2012

 

A capital do Rio Grande do Norte é o destaque hoje (17) do Mobilize, dentro da série de reportagens apresentando as propostas de mobilidade urbana sustentável dos candidatos a prefeito de grandes cidades brasileiras. 

 

Em Natal, o futuro prefeito já sabe: terá que enfrentar com urgência o sério problema dos congestionamentos, provocados de um lado pelo excesso de automóveis, e de outro pela histórica falta de investimentos no transporte público de qualidade. 

 

Segundo a última pesquisa Ibope, publicada em 5 de setembro, assumem a frente na corrida eleitoral de Natal os seguintes candidatos: Carlos Eduardo (PDT), com 44% das intenções de voto; Hermano Moraes (PMDB), com 19%; Rogério Marinho (PSDB) e Fernando Mineiro (PT), empatados com 4% dos votos. 

 

São estes nomes que respondem à pergunta do Mobilize Brasil:

 

Caso seja eleito Prefeito de Natal, qual o principal projeto de mobilidade urbana sustentável do seu governo?

 

Carlos Eduardo (PDT)

 

Ex-prefeito, é candidato do PDT pela coligação União por Natal 

 

"A única forma de minimizar o caos no trânsito que está se tornando rotina em todas as médias e grandes cidades brasileiras é apostar no transporte de massa. No caso de Natal, a nossa proposta prevê a implantação do BRT de maneira integrada ao VLT que a CBTU está licitando para integrar os municípios da Grande Natal. 

 

Além disso, temos que usar a tecnologia a favor da gestão do trânsito retomando o projeto da Central de monitoramento que começamos a operar e apostar em soluções alternativas. Outro problema grave em Natal é o estacionamento. Nossa proposta é buscar parcerias com a iniciativa privada para a implantação de estacionamentos onde a demanda de veículos é maior, tirando esses carros das ruas quando parados, para aumentar a fluidez no trânsito."

 

 

Hermano Moraes (PMDB) 

 

 

Candidato pela coligação Natal Merece Respeito 

 

"É evidente que a cidade já não suporta mais tantos carros, sem que se criem alternativas para o fluxo. Teremos um ano de trabalho intenso para dar conta do recado, mas isso não quer dizer que tudo será feito de uma hora pra outra. Até porque não dá tempo. 

 

Precisamos de segurança, de ruas transitáveis, livres de buracos, e de mão de obra qualificada para atender bem aos milhares de turistas. Precisamos de uma cidade limpa, de uma orla urbana digna das nossas belezas naturais. Precisamos de bons projetos que viabilizem transportes de massa de qualidade, como o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), trem urbano, BRT (corredores rápidos de ônibus), que deverá ter sua licitação em dezembro. 

 

Para melhorar o trânsito na cidade, é preciso ir mais além: precisamos ampliar a infraestrutura urbana e viária de Natal, que desde 1980 não sofre ampliações significativas. É preciso implantar sistemas tecnológicos inteligentes de controle de tráfego, sinalizar as ruas, criar ciclovias, estimulando o transporte não motorizado. Vamos estabelecer articulações institucionais com os municípios da região metropolitana, no sentido de parcerias para soluções conjuntas dos problemas comuns de mobilidade urbana. A solução para desafogar as ruas de Natal passa também por projetos de regulamentação dos estacionamentos nas vias públicas, evitando o uso indevido do espaço p&uacu te;blico, e melhorando a velocidade do tráfego nas principais ruas e avenidas." 

 

 

Rogério Marinho (PSDB)

 

Deputado federal, é candidato pela coligação Natal Olha Pra Frente 

 

"Hoje, Natal sofre com um péssimo serviço de transporte público e um excessivo número de engarrafamentos, resultado dos últimos dez anos de descaso com a mobilidade da cidade. Vamos trabalhar basicamente com a inteligência no trânsito. O eixo de nossa política é priorizar o transporte público de qualidade e planejar o melhor ordenamento da cidade. 

 

Uma de nossas principais propostas é também colocar em prática o plano de ciclovias para Natal e região, desenvolver campanhas permanentes para educação no trânsito, transformar as paradas de ônibus em verdadeiras estações de transferência realmente confortáveis, seguras e com informações precisas sobre as linhas e horários dos ônibus. Nós vamos implantar em Natal o governo eletrônico e utilizar um sistema de conectividade na cidade para

gerenciar, por exemplo, os principais pontos de trânsito e os semáforos. Nossa intenção é colocar totens em todas as paradas, aproveitando a rede de internet que vai nos permitir criar o governo eletrônico. Isso já existe em outros lugares, inclusive em capitais do Brasil como Curitiba e Brasília.

Outro projeto é fomentar e estimular a criação de estacionamentos e liberar as vias para circulação dos veículos e ônibus, principalmente nos bairros que mais sofrem com a falta de vagas nas ruas, como o Alecrim, por exemplo.

São idéias simples e baratas, algumas sem custo algum como no caso dos totens, onde a empresa seria escolhida por licitação e exploraria o negócio com publicidades. No caso dos estacionamentos, vamos fazer por Parcerias

Público-Privadas. Já o governo eletrônico é possível fazer com um simples convênio junto a UFRN, que já disponibiliza a rede Giga Natal há quase 15 anos. Neste mesmo sentido, pretendemos implantar um sistema de câmeras eletrônicas para fiscalizar as ruas da cidade, medida que vai contribuir não apenas para melhorar o trânsito, como também para aumentar a segurança da população. Vamos com esta medida programar o monitoramento e a gestão do tráfego em tempo real. Enfim, são mais de 40 ações entre medidas estruturantes que demandam recursos e ações criativas e rápidas para serem implementadas nos primeiros meses de gestão. Algumas idéias simples e

criativas vão melhorar a fluidez do trânsito, como a definição de corredores exclusivos e prioritários para ônibus, realizar obras nas ruas exclusivamente durante o período da noite, restringir o horário de circulação de caminhões pela cidade e coordenar melhor a semaforização criando ondas verdes. Queremos deixar claro que o transporte público será uma prioridade, não se resolve o problema do trânsito sem resolver a questão do transporte público. As resoluções definitivas para a cidade passam necessariamente por uma melhoria substancial das condições do transporte coletivo em Natal."

 

 

Fernando Mineiro (PT)

 

 

Deputado estadual, é candidato do PT à prefeitura de Natal

 

"Os projetos de mobilidade urbana estão na verdade desacelerados e não há uma boa perspectiva de que estarão prontos na data prevista. Isso se deve, mais uma vez, à ineficiência das atuais gestões, municipal e estadual. Nossa gestão retomará e implementará todos esses projetos. E para isso vamos adotar como premissa uma visão modernizadora do processo, com uma visão de futuro. 

 

Vamos tirar do papel o Plano Municipal de Mobilidade Urbana, retomar e atualizar todos os projetos de mobilidade relacionados à Copa 2014, priorizar investimentos na melhoria e modernização do serviço de trens urbanos e a construção do Veículo Leve sobre Trilhos, apontado pelos especialistas no assunto como a solução para interligar os municípios da Região Metropolitana de Natal. Nossa ideia, no geral, é elaborar projetos de longo prazo para a reestruturação do sistema viário e dos sistema de transportes."

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