Transporte público e bicicletas nos planos dos candidatos de Curitiba

Empatados tecnicamente, os três primeiros concorrentes à prefeitura curitibana prometem que vão investir em mobilidade sustentável

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Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Júlio Cesar Lima / Mobilize  |  Postado em: 14 de setembro de 2012

 

Curitiba é a cidade destacada hoje (13) dentro da série de reportagens que o Mobilize preparou com os candidatos de onze capitais brasileiras. A ideia é apresentar ao eleitor quais os planos dos futuros governantes para a mobilidade urbana sustentável em suas cidades. 

 

No caso de Curitiba, a disputa eleitoral está muito acirrada, de acordo com os últimos resultados da pesquisa Ibope/RPCTV, de 24 de agosto: a pesquisa aponta empate técnico entre três candidatos - Ratinho Junior (PSC), que tem 27% dos votos, Luciano Ducci (PSB), com 23%, e Gustavo Fruet (PDT), com 21%. Foram os três nomes consultados nesta reportagem; os demais concorrentes* não atingiram resultados expressivos e portanto não chegaram a ser consultados. 

 

A pergunta lançada a cada um deles pelo Mobilize Brasil foi:

 

"Caso seja eleito, qual o principal projeto de mobilidade urbana sustentável que implementará durante o seu governo?”  

 

Confira a seguir as respostas de cada candidato, e avalie qual será merecedor de seu voto:

 

Ratinho Júnior (PSC)

Deputado Carlos Roberto Massa Junior (Ratinho Júnior) é candidato pela coligação Curitiba Criativa

 

“Dentro de um conceito amplo de sustentabilidade urbana, temos cinco eixos: social, econômico, ambiental, cultural e espacial. Nossas propostas se baseiam em duas linhas mestras. 

A primeira é de que precisamos desconcentrar os serviços e aproximar as relações de moradia, trabalho, estudo e lazer de maneira que os percursos diários, de cada pessoa, sejam os menores possíveis e que ela possa desfrutar, com lazer e prazer, de meios de transporte mais sustentáveis que existem, o do pedestre e o da bicicleta. 

A segunda é a de que todos devem ter direito a ter o seu carro. Mas, também, ter direito a um sistema de transporte coletivo multimodal que proporcione rapidez, conforto e economia, para oferecer a todos a opção de deixar o carro em casa. 

Pois, transportes coletivos de qualidade, em termos de sustentabilidade, são os melhores. E, sempre, ligados aos municípios da Região Metropolitana, sem exclusão”.

   

Luciano Ducci (PSB)

Prefeito atual, concorre à reeleição pela coligação Curitiba Sempre na Frente 

 

“A multimodalidade é a base do nosso Plano de Governo. Começa pela implantação da primeira linha do Metrô Curitibano, ligando uma das regiões que mais crescem na cidade, a Sul, até o centro da cidade. O metrô também nasce integrado com o transporte coletivo. Com o metrô, a superfície onde ficam as canaletas dos ônibus expressos vão virar ciclovia e um grande calçadão. Esse espaço da cidade será devolvido aos pedestres e ciclistas.

O transporte coletivo também será fortalecido com a implantação de novos terminais de ônibus, ligeirões em quase todos os eixos de transporte, e o hibribus (ônibus movido a bicombustível e eletricidade).

A cidade continuará expandindo as ciclovias. Para isso, seguiremos o Plano Diretor Cicloviário, que tem a meta de ampliar mais 300 km a infraestrutura cicloviária da cidade. Também teremos cerca de mil paraciclos espalhados em vários pontos.

Com a conclusão da Linha Verde, teremos um acréscimo de 25% no sistema de canaletas exclusivas, de 71 km para 90 km. A criação de faixas exclusivas em pontos do trajeto da Linha Inter2. Com essas faixas, os ônibus circularão com mais rapidez, ganhando até 30 minutos no tempo de percurso”.

 

Gustavo Fruet (PDT)

 

Ex-prefeito de Curitiba, é candidato do PDT pela coligação Curitiba Quer Mais

 

“Será um Projeto Urbano Integrado, tendo os pedestres, os ciclistas e os usuários do transporte público como prioridade. Construirei 300 km de ciclorrotas (ciclovias e ciclofaixas), 10 km de Ruas de Pedestres e garantirei transporte público de qualidade, a preço acessível e ambientalmente sustentável.

Investirei em Inteligência de Trânsito e atuarei fortemente em Acessibilidade”. A plataforma do candidato ainda prevê: a ampliação de ofertas de bicicletários/paraciclos, criando uma rede de bicicletas integrada com todos os modais; a equidade no uso do espaço público de circulação, vias e logradouros e circulação segura e confortável de passageiros do transporte coletivo, pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas individuais; a criação de zonas de baixo impacto de carbono nos bairros, com ruas de pedestres e calçadas ampliadas para atividades de lazer e cultura, limitando a circulação de veículos motorizados.

Além disso, o candidato se propõe a "aperfeiçoar o projeto do Metrô, contemplando novas rotas, inclusive com uma pesquisa de origem-destino que privilegie o atendimento de uma maior demanda da população, servindo como indutor de desenvolvimento e integração metropolitana".

 

* Os demais candidatos são: Rafael Greca (PMDB), com 10% das menções. E Carlos Moraes (PRTB), Bruno Meirinho (PSOL), Alzimara-Alzi (PPL) e Avanilson (PSTU), com menos de 1% das intenções de voto cada. 

 

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