Dentro da série do Mobilize Brasil com os candidatos de onze capitais do país, a reportagem de hoje (12) apresenta as propostas de mobilidade urbana sustentável dos prefeituráveis da cidade de Manaus, no Amazonas.
Na capital manauara, oito candidatos concorrem ao pleito, dos quais foram ouvidos os quatro primeiros nas consultas de opinião. Segundo a última pesquisa eleitoral realizada pela empresa Perspectiva, em 8/9, são eles: Arthur Virgílio Neto (PSDB), com 38% dos votos válidos; Vanessa Grazziontin (PC do B), 29%; Serafim Correa (PSB), 13%; e Henrique Oliveira (PR), 9% na preferência do eleitor.
"Caso seja eleito, qual o principal projeto de mobilidade urbana sustentável que implementará durante o seu governo?”
Esta questão, colocada pela reportagem do Mobilize, recebeu as seguintes respostas dos candidatos à prefeitura de Manaus:
Arthur Neto (PSDB)
Ex-senador, já foi prefeito em Manaus na década de 80
O candidato tem como proposta para a mobilidade urbana realizar grandes e pequenas intervenções viárias. Ele explica que pretende manter as grandes vias e ampliar as vias menores que podem virar atalhos para desafogar as grandes avenidas (sic). Propõe ainda a criação de um centro informatizado de controle do trânsito da cidade.
Para o transporte de massa, apresenta como solução a implantação do BRT: "Como já tem licitação feita, nós vamos dar continuidade, para construir os 22 quilômetros previstos".
Outro projeto do candidato é desativar o terminal de ônibus urbanos da Matriz, na área central da cidade, transferindo-o para outra localidade. No local, hoje tomado por vendedores ambulantes, pretende criar uma grande área comercial, ou, assumidamente "um camelódromo".
Arthur Neto garante que a transferência do terminal será acompanhada por uma modernização do sistema, melhoria na operação dos ônibus e no funcionamento do órgão fiscalizador.
Vanessa Grazziontin (PC do B)
Senadora do Amazonas, é candidata pela coligação Melhor Pra Manaus
A candidata diz que, se eleita, pretende viabilizar os projetos já em andamento. Ela refere-se, no caso, ao projeto do BRT, que entende como a melhor solução para a mobilidade urbana. "Deve ser BRT interligado ao monotrilho. Temos que fazer isso a um preço justo para a população", declarou. A candidata também promete fazer intervenções nas grandes avenidas de cidade.
Serafim Correa (PSB)
Ex-prefeito de Manaus (2004)
"Para solucionar a mobilidade urbana de Manaus é preciso realizar obras de engenharia, que resolvam o problema nas ruas que mais sofrem com trânsito lento, alargando vias e criando novas vias". Além disso, a proposta do candidato é investir em tecnologia para equipar melhor os ônibus, que devem ser prioridade no trânsito, defende. Um ônibus com 100 passageiros não pode esperar o mesmo tempo que o carro de passeio espera em um semáforo, argumenta Correa. Nesse sentido, o candidato pretende criar um sistema em que os semáforos fiquem sincronizados com a chegada dos coletivos.
Henrique Oliveira (PR)
Deputado Federal pelo Amazonas, concorre pela coligação Manaus Pra Frente
Uma proposta alternativa do candidato do PR para ajudar a promover maior mobilidade urbana é com a criação de empregos nos bairros. Desta forma, diz ele, as pessoas terão menos necessidade de se deslocar ao centro, o que permitirá diminuir o número de coletivos e veículos nas ruas. O candidato também promete alargar ruas e aposta no BRT e monotrilho, projetos apresentados pela capital do Amazonas para sediar a Copa do Mundo em 2014.