Planos dos candidatos no Recife incluem: BRTs, ciclovias e calçadas

Os quatro primeiros candidatos ao governo da capital pernambucana garantem (será mesmo?) que vão priorizar a mobilidade urbana sustentável nos seus programas de governo

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Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Gabriela Ribeiro / Mobilize Brasil  |  Postado em: 11 de setembro de 2012

 

Dentro da série com os candidatos de onze capitais brasileiras, o Mobilize apresenta hoje (11) a quinta reportagem, desta vez com as propostas de mobilidade urbana sustentável dos concorrentes à prefeitura do Recife.

 

Nossa equipe buscou saber quais os planos dos quatro primeiros colocados nas pesquisas. Segundo a última apuração do Ibope, realizada entre 31 de agosto e 1º de setembro, encabeçam a lista os seguintes nomes: Geraldo Júlio (PSB), com 33% da intenção de votos; Humberto Costa (PT), com 25%; Daniel Coelho (PSDB), com 15%; e Mendonça Filho (DEM), com 8% da preferência do eleitorado recifense. Os demais candidatos* não atingiram mais do que 1% dos votos, e por isso não foram consultados.       

 

Confira a seguir o que responderam os prefeituráveis do Recife à seguinte pergunta do Mobilize:

 

"Caso seja eleito, qual o principal projeto de mobilidade urbana sustentável que implementará durante o seu governo?” 

 

Geraldo Júlio (PSB)


 

Ex-secretário de Estado, é o candidato do Partido Socialista Brasileiro pela coligação Frente Popular do Recife  

 

"Como linhas norteadoras do nosso programa de mobilidade, daremos prioridade ao transporte público coletivo, retomaremos o cuidado com as calçadas, investiremos em ciclovias e ciclofaixas e implantaremos um sistema de gestão do trânsito. O programa se baseia em conceitos modernos de sustentabilidade, que pressupõem transversalidade e integração entre as diversas políticas de mobilidade que devem existir em uma cidade metropolitana.

 

A atuação da prefeitura será complementar e integrará as intervenções viárias executadas pelo governo estadual e previstas no PAC mobilidade. Os corredores Norte e Sul, Leste e Oeste e da BR 101 contarão com a modalidade BRT (Bus Rapid Transit ou TRO – Transporte Rápido por Ônibus), que pode ser considerado um metrô sobre rodas. Os BRTs terão estações e veículos climatizados, compra de passagem antecipada e embarque em nível (permitindo a acessibilidade).

 

Através do PAC Mobilidade, serão viabilizadas as obras dos corredores de transporte da segunda e terceira perimetrais, que vão da Estrada dos Remédios à Estrada Velha de Água Fria e da Av. Recife a Casa Forte, respectivamente. Caberá à prefeitura realizar intervenções na Av. Norte, Av. Domingos Ferreira e Av. Abdias de Carvalho, além de reestruturar o sistema viário e de transporte coletivo nos bairros.

 

Também investiremos em ciclovias e ciclofaixas, além da recuperação e implantação de calçadas, respeitando os padrões modernos de acessibilidade. Será criado ainda um amplo programa de sinalização para pedestres e veículos (sinalização horizontal e vertical e semáforos). 

 

Um sistema de gestão para o trânsito do Recife e região metropolitana será estruturado, a partir da implantação de uma Central de Comando e Controle, com semáforos sincronizados, controle do fluxo de veículos, treinamento da guarda municipal e realização de campanhas educativas para pedestres e motoristas.

 

Complementares às propostas para o trânsito, investiremos em ações de saneamento, com o objetivo de erradicar os pontos críticos de alagamento, que comprometem o fluxo de pessoas e veículos na cidade."

 

Humberto Costa (PT)


 

Senador e ex-ministro da Saúde, é candidato do PT à prefeitura do Recife 

 

"Pretendo trabalhar na prefeitura do Recife com as diretrizes do Plano Nacional de Mobilidade, que prioriza o transporte coletivo, o pedestre e a bicicleta. Para isto, vou ampliar a parceria com o governo do Estado para a realização dos corredores exclusivos de ônibus (norte-sul e leste-oeste) que darão mais rapidez à locomoção das pessoas. Também vou investir em transportes coletivos mais confortáveis para os cidadãos, pensando em veículos adequados para os portadores de necessidades especiais. A cidade será pensada, desta forma, para integrar os diversos meios de transporte.

 

A prefeitura do Recife vai assumir ainda a responsabilidade pelas calçadas dos principais corredores de transporte e avenidas do Recife, ajudando na locomoção e na acessibilidade destas áreas. Além disto, a população será ouvida em todas as etapas da elaboração da nova política de mobilidade e poderá fiscalizar por meio do chamado Gabinete Cidadão.

Abaixo, algumas das propostas para estimular a mobilidade e o uso de ciclovias:

- Implementar as prioridades do Plano Nacional de Mobilidade Urbana, que valoriza o ciclista, o pedestre e o transporte público;

- Garantir a segurança dos ciclistas através da instalação de câmeras de monitoramento de alta definição;

- Integrar a ciclovia de Boa Viagem, de um lado com a de Piedade, e do outro com a de Brasília Formosa, até a escultura de Brennand;

- Implantar sistema de travessia para o ciclista em embarcações para o Marco Zero e, dessa forma, integrar a ciclovia de Brasília Formosa com o Centro;

- Transformar a ciclofaixa do Centro, utilizada atualmente para lazer aos fins de semana, em uma ciclovia até a Avenida Norte, que já tem ciclovia, mas que será requalificada. Dessa forma, o ciclista poderá sair de Piedade e seguir pedalando até Casa Amarela;

- Junto com o governo do Estado, implantar ciclovias nas perimetrais;

- Implantar ciclovia na Avenida Mascarenhas de Morais;

- Fazer estudo para implantação de ciclovias em outras vias da cidade;

- Incentivar a mudança de modais, ou seja, criar alternativas para que o ciclista, por exemplo, leve a bicicleta dentro do metrô, ônibus ou embarcações."

 

Daniel Coelho (PSDB)


 

Ex-vereador e deputado estadual, é candidato do PSDB pela coligação Renova Recife


"O maior problema da mobilidade urbana no Recife é a insistência dos atuais gestores em pensar que a solução para a questão do trânsito está no veículo individual. A solução vem na valorização das calçadas, pois antes mesmo de se dirigir ao ônibus, o cidadão precisa andar até a parada. Vem também na valorização do transporte público, com corredores exclusivos, passagem paga antecipadamente, veículos com ar-condicionado. E também a implantação de ciclovias integradas com todas as vias mais importantes da cidade, permitindo que o ciclista vá para qualquer ponto do Recife de bicicleta. Somente enfrentando uma mudança cultural para que o carro deixe de ser a única solução para o transporte a gente pode melhorar a mobilidade."

 

 

Mendonça Filho (DEM)


 

Deputado federal por PE, é candidato do DEM à prefeitura pela coligação Mudança por Um Recife Melhor

 

"- Criação de Ciclovias na Zonas Sul e Zona Norte (Imbiribeira, Av. Sul, Alfredo Lisboa e Av. Norte); implantação de ciclofaixas com criterioso estudo de engenharia de tráfego nos binários e radiais; e criação de rotas. 

 

- Implantação de corredor exclusivo de ônibus com sistema BRT na av. Agamenon Magalhães (principal via de acesso entre a Zona Sul e Norte) junto ao canteiro central, com estações cobertas sobre o canal e acesso seguro aos pedestres; implantação de túneis ou viadutos longitudinais; reestruturação da Avenida integrando ao projeto do Corredor Leste/Oeste e atendendo aos pedestres, moradores e comerciantes da região.

 

- Implantação de trecho da Av. Beira Rio, situado entre o Parque de Santana e a Praça do Derby, na margem direita, desafogando o trânsito das Graças, Espinheiro e Parnamirim.

 

- Implantar a Terceira Perimetral o trecho entre a Av. Caxangá e a Estrada do Brejo, incluindo a construção da ponte sobre o rio Capibaribe, o que possibilta integrar a circulação entre a Av. Recife e Olinda.

 

- Implantação de corredor de transporte público pelo sistema BRT (trecho de 8,5 km), beneficiando cerca de 400 mil pessoas na Zona Norte do Recife; duplicação do acesso ao Ibura através da Av. Dois Rios; conclusão da Via Mangue, que após 12 anos só tem 25% da obra executada. 

 

- Implantação corredor de transporte público na Av. Domingos Ferreira.

 

 - A Prefeitura vai assumir a manutenção e padronização das calçadas nos principais corredores de transporte. 70% da população usa calçada diariamente."

 

* Os candidatos Esteves Jacinto (PRTB), Edna Costa (PPL) e Roberto Numeriano (PCB) aparecem com 1%, cada. Jair Pedro não atingiu 1% (Pesquisa Ibope)

 

Comentários

ROSEMBERG GUEDES CA COSTA - 13 de Dezembro de 2012 às 05:41 Positivo 0 Negativo 0

E HAJA BLA , BLA BLA, DURMA COM UMA INRESPOSABILIDADE DESTAS, E AINDA TEMOS QUE OUVIR OS SENHORES PRETENSOS SALVADORES DA PATRIA ( E TAMBEM DAS ESTRADAS E VIAS ESBURACADAS ), OS CANDIDATOS A PREFEITURA, OS ILUSTR CONSERVADORES DO PASSADO,

ROSEMBERG GUEDES CA COSTA - 13 de Dezembro de 2012 às 05:31 Positivo 0 Negativo 0

TENHO QUE CONTINUAR O MEU PROTESTO QUANTO AO DESRESPEITO AOS CONDUTORES DE VEICULOS DA AREAS QUE LEVA AO IBURA (A. DOS RIOS) SEM ADJETIVOS P/ ENUMERAR OS DESACSOS. É UMA VERGONHA, E DIZEM:" quando pararem as chuvas faremos " QUE CHUVAS? QUAIS? ÃMM!

ROSEMBERG GUEDES CA COSTA - 13 de Dezembro de 2012 às 05:19 Positivo 0 Negativo 0

QUERO AQUI DEIXAR O MEU VEEMENTE PROTESTO CONTRA O RESPOISSAVEIS OU INRESPNSSAVEIS DAS VIAS PBLICAS E EM ESPECIAL AS QUE SEGUEM VIA AV. DOS RIOS PARA TODO É DE UM DESCASO SEM TEMANHO O ELENCO DE BURACOS (cereteras) QUE SE FORMA EMGARRAFANDO TUDO,

ROSEMBERG GUEDES CA COSTA - 13 de Dezembro de 2012 às 05:12 Positivo 0 Negativo 0

MEU PROTESTO QUAMTO AO ABANDONO DA VIAS DE ACESSOS DO IBURA NOTADAMENTE NA AV. DOIS RIOS QUE DA ACESSO AS URs, QUE ELEM DE NÃO COMPORTAR O VOLUME DO TRAFEGO EM TODAS AS HORAS, TEMOS AINDA OS FAMIGERADOS BURACOS ILUSTRES DECONHECIDOS DOS REPONSSAVEIS

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