Comissão vota projeto que torna gratuito transporte de bicicletas em ônibus interestaduais

Na próxima quarta-feira (12) a Comissão de Infraestrutura (CI) do Senado Federal votará em decisão

Notícias
 

Fonte: Agência T1  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 10 de setembro de 2012

Bicicletas em ônibus interestadual

Bicicletas em ônibus interestadual

créditos: Fabiano/Blog Bicicleta na Rua

 

Na próxima quarta-feira (12) a Comissão de Infraestrutura (CI) do Senado Federal votará em decisão terminativa o PLS 113/11, que altera a Lei n° 10.233/2001 e determina o embarque gratuito de bicicletas e bagagem, dispensada a apresentação de nota fiscal, no transporte rodoviário interestadual e internacional de passageiros.

 

De acordo com o autor da matéria, o senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) o objetivo é atender especialmente os ciclistas, prejudicados pela falta de uma legislação específica sobre o transporte de bicicletas em ônibus interestaduais e internacionais.

 

Apesar de já ser assegurado o embarque de bicicletas desmontadas como franquia de bagagem, o senador disse que, “na prática, cada empresa decide arbitrariamente se leva as bicicletas dos passageiros e se elas estão sujeitas à cobrança de tarifas adicionais ou não.”

 

A proposição estabelece limite de 30 quilos e volume de até 300 decímetros cúbicos no bagageiro (uma caixa com 1m x 75cm x 40cm); e peso máximo de cinco quilos no porta-embrulhos. A empresa pode cobrar adicional de até 0,5% no preço da passagem pelo peso excedido e até 20% desse valor se ultrapassadas as dimensões determinadas.

 

Se aprovado, o projeto será enviado à Câmara dos Deputados e depois encaminhado à sanção, promulgado ou arquivado.

 

Viação Cometa

A empresa Viação Cometa S/A foi a primeira a permitir o transporte gratuito de uma bicicleta por passageiro nos ônibus interestaduais e internacionais. É exigência da empresa que o proprietário esteja no mesmo veículo durante o transporte da bicicleta e que ela seja usada.

 

Leia também:

Em São Paulo, ciclofaixa, ciclovia ou ciclorrota? 

Aluguel de bicicletas em Porto Alegre deve começar no Dia Mundial Sem Carro 

EPTC apresenta plano para ciclovia na Cidade Baixa, em Porto Alegre 

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário