Mobilidade urbana e eleições: duas propostas para BH

Candidatos a prefeito respondem sobre mobilidade urbana sustentável. Série começa hoje (3), com os dois principais concorrentes em Belo Horizonte

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Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Leandro Cabido / Mobilize Brasil  |  Postado em: 03 de setembro de 2012


A pouco mais de um mês das eleições municipais, e a duas semanas do Dia Mundial Sem Carro, o Mobilize Brasil buscou os principais candidatos a prefeito de capitais do país propondo que respondessem à seguinte questão: 

"Caso seja eleito, qual o principal projeto de mobilidade urbana sustentável que implementará durante o seu governo?” 

Leia a partir de hoje (3) as respostas (e promessas) dos candidatos. Com isso, os leitores/eleitores poderão cobrar depois dos futuros prefeitos o compromisso assumido na campanha. 


Belo Horizonte, a capital mineira, abre esta série. Quem responde são os dois candidatos mais à frente na disputa eleitoral: Marcio Lacerda, o atual gestor do município, e o ex-prefeito Patrus Ananias. Segundo a última pesquisa do Datafolha, Lacerda (PSB) tem 46% dos votos, e Ananias (PT) 30%. 

Bem atrás - e por esse motivo não incluídos nesta entrevista - estão Vanessa Portugal (PSTU), com 4%, Maria da Consolação (PSOL), com 1%, e sem pontuação Alfredo Flister (PHS), Pepê (PCO) e Tadeu Martins (PPL).


Marcio Lacerda (PSB)

 
Atual prefeito de Belo Horizonte e candidato 
à reeleição pela Coligação BH Segue em Frente 

 
"Os desafios da mobilidade urbana sempre foram enfrentados com planejamento e seriedade em minha gestão. O crescimento das grandes metrópoles, como é o caso de Belo Horizonte, exige comprometimento com o desenvolvimento sustentável. Com este foco, já está em fase de implementação o BRT, sigla para Ônibus de Trânsito Rápido. As vantagens do BRT, que tem capacidade para transportar 750 mil pessoas por dia, incluem a redução do tempo de espera e de viagem, mais conforto, confiabilidade e segurança, facilidade de acesso e menores custos. Além disso, trata-se de veículos modernos, de menor consumo, o que auxilia a preservação do meio ambiente.
 
A retirada de ônibus das vias que passarão a ser atendidas pelo BRT também causará redução na emissão de gases poluentes. Essa é uma experiência bem sucedida em outros países. Também estão sendo implantadas ciclovias na cidade. A modernização do controle de tráfego e atividades de paisagismo compõem o meu programa de governo.
 
Ainda neste contexto, nós estabelecemos importantes parcerias e estamos realizando o maior programa de obras viárias da história de Belo Horizonte. Além do BRT, a conclusão da duplicação das avenidas Antônio Carlos, Pedro I e a ampliação do Boulevard Arrudas são obras focadas na melhoria da qualidade de vida da população. 

Também já asseguramos com o governo federal os recursos para ampliação do metrô de BH. São investimentos que darão a nossa cidade papel de protagonismo durante a realização da Copa das Confederações de 2013 e da Copa do Mundo de 2014, em um clima de confraternização."
 
 
Patrus Ananias (PT)

 
Ex-prefeito de Belo Horizonte, ex-ministro e 
candidato à prefeitura pela Frente BH Popular
  
"Para tratar do problema da mobilidade urbana é fundamental que qualquer intervenção seja pensada do ponto de vista das pessoas. Temos de pensar na mobilidade dos veículos, é claro. Mas fundamentalmente temos de fazer da cidade um lugar no qual as pessoas tenham o prazer de andar. Acreditamos que um projeto sustentável de mobilidade urbana pede intervenções integradas e articuladas, do ponto de vista urbanístico, ambiental, não é só uma questão de engenharia de tráfego. Mas o tema do transporte coletivo tem um papel fundamental.
 
Em nosso programa, damos ênfase na expansão do metrô e, num primeiro momento, priorizando a linha do Barreiro até a área hospitalar central. Para viabilizá-lo, além da destinação de recursos orçamentários municipais, vamos priorizar a gestão junto ao governo federal e ao governo estadual com objetivo de captar novos recursos.
 
Na questão dos ônibus, queremos retomar a gestão pública da prestação de serviços, definindo quadro de horários, frequências, pontos e itinerários e fiscalizando o funcionamento, além de fortalecer e ampliar o serviço suplementar. Em relação às obras viárias, vamos concluir a implantação do BRT das Avenidas Antonio Carlos/Pedro I e Cristiano machado, concebida ainda na administração de Fernando Pimentel e vamos realizar as obras aprovadas no Orçamento Participativo para a melhoria da mobilidade em Belo Horizonte, em especial a da Praça São Vicente"
 

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