Três audiências públicas serão realizadas em Cuiabá e Várzea Grande, neste mês, para apresentar à população o Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA - Rima) da instalação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) nas duas cidades.
As audiências serão realizadas no mesmo dia, 20 de setembro, e permitirão que a população conheça os estudos e dados sobre a implantação do VLT, e faça questionamentos sobre o projeto e os impactos da obra. Depois das audiências, os estudos serão analisados por uma equipe multidisciplinar formada por técnicos da Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso e das prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande.
As três audiências públicas serão realizadas na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT), às 8h; na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), na região do Coxipó, às 14h; e às 19h no hotel Ritz Pantanal, em Várzea Grande.
O VLT deve ter 23 km de extensão nos dois eixos. Um deles ligará o Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, até a região do Centro Político e Administrativo, em Cuiabá. O outro eixo vai do centro de Cuiabá até o Coxipó. O custo da obra está previsto em R$ 1,2 bilhão e a previsão é que o VLT esteja em funcionamento em 2014, antes da Copa do Mundo de Futebol.