A previsão é de que até dezembro deste ano a primeira parte do projeto, ao longo da avenida Leopoldino de Oliveira, esteja funcionando.
Prefeito Anderson Adauto iniciou explicando aos presentes que o projeto de implantação teve início agora, respeitando a necessidade de se fazer as obras no subsolo na parte central primeiro, com os interceptores de esgoto e a duplicação dos canais, e que esta fase de prevenção às enchentes deverá ser finalizada na primeira quinzena de setembro. “Já estamos alocando as estações e até o fim do ano queremos que estejam em funcionamento, com os novos ônibus trafegando pela avenida principal”, disse o chefe do Executivo.
Robinson do Amaral Camargo, superintendente de Planejamento de Trânsito e Transportes, mostrou perspectivas dos terminais leste e oeste, que compreende do Manoel Mendes ao Uberabão, na avenida Leopoldino de Oliveira. Ao todo serão 12 subestações, no intervalo de500 metros entre elas. “Estão sendo alocados os módulos, posteriormente serão feitas as partes elétrica e hidráulica, e a empresa responsável vem à Uberaba para fazer os retoques finais: rampas, vidros, climatização e catracas”, comentou o superintendente.
O projeto é composto de terminais fechados e contará com ônibus BRT, considerados de alta tecnologia, uma vez que faz embarque no mesmo nível das subestações, não possui escadas e sim rampas, portas eletrônicas, silenciosos e com possibilidade de transportar até 100 passageiros por viagem.
Fechando a apresentação, Robinson mostrou os eixos Sudeste, que fará o trajeto da avenida Bandeirantes, próximo ao bairro Valim de Melo, até a avenida Guilherme Ferreira, no cruzamento com a avenida Leopoldino de Oliveira, com nove subestações, e o Sudoeste, da avenida Juca Pato, no Beija-Flor, com acesso direto ao Uberabão, com onze subestações.
Segundo o secretário de Planejamento, Karim Abud Mauad, para essa segunda parte do Mobilidade Urbana, a Prefeitura apresenta o projeto ao Ministério das Cidades até o dia 30 deste mês. “Estamos confiantes, uma vez que ele já foi pré-aprovado anteriormente. Os recursos são provenientes do PAC 2 e no lançamento, quando estive presente, o projeto de Uberaba, desenvolvido em parceria da administração municipal com a equipe do arquiteto Jaime Lerner, foi considerado uma referência em Mobilidade Urbana”, orgulha-se o secretário.
Entre os vários benefícios da implantação do modelo de transporte coletivo, Karim falou, apoiando-se em estudos feitos pela Fundação Getúlio Vargas, que o eixo principal - leste oeste - compreende 55% da demanda da cidade e, ao invés de 80 ônibus, passarão a ser 12 BRTs no eixo prioritário. “Vamos conseguir desafogar o trânsito, sem prejudicar os comércios, com passeios mais tranquilos e em longo prazo com redução de tarifa”, fechou o coordenador da pasta.
Vale ressaltar que o eixo leste oeste conta com investimentos da iniciativa privada com empresas como MRV, Grupo 5R - responsável pelo Praça Uberaba Shopping Center - , Petrobras, Vale Fertilizantes, Piracicabana e Líder.
Também presentes à reunião o vice-prefeito Paulo Mesquita, o secretário de Trânsito e Transportes, Ricardo Sarmento, comerciantes e moradores do entorno das obras.
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