VLT oferece vantagens, mas não emplaca no Brasil por incompetência governamental

O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) ainda não emplacou em território brasileiro

Notícias
 

Fonte: Porto Gente  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 29 de agosto de 2012

VLT é o antigo bondinho brasileiro

VLT é o antigo bondinho brasileiro

créditos: Divulgação

 

Embora seja uma excelente solução de transporte, complementando sistemas de ônibus e de metrô, a implantação de linhas do VLT esbarra na ineficiência das administrações governamentais no País.

 

Em Cuiabá, por exemplo, o contrato de construção do VLT foi suspenso por irregularidades. A cidade portuária de Santos "ganhou" um vídeo em computação gráfica em 2008 (veja abaixo) demonstrando como será a circulação do VLT, mas o governo paulista enrola a população há anos para implantação do equipamento.

 

 

Em artigo publicado na coluna Transporte Modal, o professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Silvio dos Santos, mostra como o VLT se caracteriza por ser um transporte limpo e silencioso e lista toda a infraestrutura que o veículo exige.

 

 

O internauta Ítalo Silva, no grupo "Amigos da CPTM" no Facebook, complementa lembrando que o VLT está entre o corredor BRT (sendo maior que este) e o sistema de metrô pesado (sendo menor que este). A configuração mínima é de dois carros e a máxima de oito. Pelo mundo, atua como sistema complementar às linhas pesadas ou é designado para baixa demanda.

 

O que falta para as cidades brasileiras avaliarem a necessidade do VLT em seus sistemas de transporte e optar pela implantação, caso beneficie a população? Você está convidado para debater o assunto.

 

Leia também:

Juiz retira liminar e autoriza obra do VLT de Cuiabá 

Brasília não terá VLT e vai construir rodovia para a Copa de 2014 

Audiência na Justiça Federal pode decidir futuro do VLT de Cuiabá 

Comentários

Michell - 18 de Abril de 2019 às 10:22 Positivo 1 Negativo 0

O VLT de Brasília/DF vai ser em aeromóvel e o VLT para São Paulo/SP vai ficar com a Linha 14 Ônix da CPTM e com as Linhas: 1 Azul (Ramal Norte e Ramal Sul) e 3 Vermelha (Ramal Leste e Ramal Oeste)

Alexandre - 30 de Agosto de 2012 às 09:19 Positivo 0 Negativo 0

Boa a reportagem, mas querer instalar bondinho(VLT) em 2012 é muito retrocesso para um pais que tem verba e tecnologia para executar metro subterrâneo como nas melhores cidade da planeta. O VLT em elevados me lembra o minhocão de Sao Paulo.

Emmanuel Marcel Favre-Nicolin - 29 de Agosto de 2012 às 16:30 Positivo 3 Negativo 0

Será que é incompetência mesmo ou o fato que o mundo político está muito interligado com as empresas de ônibus que financiam muitas campanhas políticas?

Felipe X - 29 de Agosto de 2012 às 15:19 Positivo 0 Negativo 0

E o aeromóvel, não serve como alternativ até melhor que o VLT? Raimundo, me desculpa, mas há muito mais gente atropelada por carros do que VLT. Por este argumento, os carros deviam ficar em via isolada.

Raimundo - 29 de Agosto de 2012 às 12:15 Positivo 0 Negativo 4

O VLT é uma boa opção, mas se for isolado dos demais veículos e pedestres. Vi na TV acidente que ocorreu no exterior onde uma moça atravessou a via entre os carros e terminou atropelada por VLT. Cruzar entre carros aqui é comum e ter um VLT é risco.

Clique aqui e deixe seu comentário