Retomadas obras de mobilidade urbana em Fortaleza

Capital cearense corre com a mobilidade urbana, enquanto prosseguem obras de aeroporto e estádio da Copa 2014

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Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Roberta Maia / Mobilize Brasil  |  Postado em: 21 de agosto de 2012

Trens da linha leste do metrô de Fortaleza

Trens da linha leste do metrô de Fortaleza

créditos: Miguel Portela / Diário do Nordeste

 

O atraso nas obras de mobilidade urbana se deu devido à quebra de contrato entre a prefeitura de Fortaleza e a construtora Delta, ganhadora da primeira licitação mas que é investigada por irregularidades pela Polícia Federal. Por outro lado, avançam as obras do aeroporto de Fortaleza e do estádio Castelão, já com mais de 83% dos trabalhos prontos.

 

No entorno do estádio Castelão, as obras de mobilidade urbana - que estavam suspensas desde maio em função do caso Delta - foram retomadas no último dia 13. Indispensáveis para a Copa de 2014, as transformações começarão pela avenida Alberto Craveiro, que será alargada e passará a ter quatro faixas em cada sentido. A prefeitura de Fortaleza avalia o custo destas obras em R$ 22,8 milhões.

 

A construtora Serveng Civilsan, vencedora da nova licitação, prevê também iniciar até o final de setembro as obras do túnel ligando as avenidas Alberto Craveiro e Paulino Rocha, bem como a construção de quatro túneis na Via Expressa, que liga os bairros do Mucuripe às proximidades do Castelão, cortando boa parte da capital cearense. O contrato assinado entre a prefeitura e a construtora é de R$ 232.562.147,82.

 

Ainda para melhorar a mobilidade urbana em Fortaleza, a avenida Bezerra de Menezes, uma das principais da cidade, ganhou faixas exclusivas para ônibus.

 

O transporte público de ônibus, vans e táxis dispõe agora de duas faixas exclusivas, em cada sentido - de um total de quatro faixas de trânsito por sentido. 

Mapa metroviário em Fortaleza

Mapa metroviário em Fortaleza

créditos: Divulgação

Metrô de Fortaleza
Dois meses após a entrega do primeiro trecho do metrô de Fortaleza, dados da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos indicam que estão sendo realizadas 26 viagens diárias, de cerca de 20 minutos, ligando a cidade de Pacatuba, na Região Metropolitana, ao bairro de Parangaba, em Fortaleza. Nesta fase de testes, em que o metrô opera apenas de segunda à sexta-feira, das 8 horas ao meio-dia, mais de 150 mil usuários vem sendo beneficiados.

 

Rômulo Fortes, presidente da Companhia, promete para breve a conclusão da linha, com extensão até o centro: “Vamos ter o metrô em operação assistida até o fim do ano. Já no ano que vem, com certeza no segundo semestre, entraremos em operação comercial com o sistema inteiramente completo”, garante.

 

Duas das estações que passarão a integrar a linha sul do metrô, a Juscelino Kubitschek e a Padre Cícero, foram incluídas nas obras da Copa de 2014. No momento, a obra está em fase de cravação de estacas e de escavações. 

 

Quanto à linha leste, a norte-americana The Robbins Company ganhou a licitação para fornecimento das tuneladoras, equipamentos de escavação dos túneis do metrô. As duas primeiras máquinas estão previstas para chegar ao país em maio do ano que vem. E a empresa já está instalando uma fábrica no complexo portuário do Pecém, para prosseguir produzindo localmente estes equipamentos. 

 

Outras obras para a Copa de 2014
O estádio da Copa em Fortaleza é o Castelão que, segundo o secretário especial da Copa, Ferruccio Feitosa, está previsto para ser inaugurado no dia 15 de dezembro de 2012, com um amistoso entre Brasil e Argentina. No momento, a obra do estádio está na fase de instalação da cobertura, que já ultrapassa 60%. Outro projeto em andamento é a reforma e ampliação do Aeroporto Internacional Pinto Martins, com investimentos de R$ 336,6 milhões. 

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