A prefeitura de Porto Alegre conseguiu junto ao governo federal um financiamento de R$ 311 milhões para as obras de mobilidade urbana da Copa na cidade.
Confirmado no último dia 31, os novos recursos representam um acréscimo de 55% em relação ao valor original das obras, que era de R$ 560 milhões segundo a Matriz de Responsabilidades, e agora passa a ser de a R$ 871 milhões.
A mudança deverá proporcionar a ampliação e o aperfeiçoamento dos projetos de mobilidade na capital gaúcha, segundo o governo municipal.
“Não houve reajuste nos custos das obras. Os novos financiamentos se referem às inclusões de itens, como ampliação do sistema BRT (Bus Rapid Transit) e obras de infraestrutura”, explica o secretário de Gestão e Acompanhamento Estratégico de Porto Alegre, Urbano Schmitt, que chama atenção para o legado que as intervenções irão deixar para a população.
“Em todos os projetos estão incluídos ciclovias, urbanismo, paisagismo, segurança e todos os itens necessários de infraestrutura.”
Com os recursos a mais, cinco novos terminais de integração serão incorporados aos projetos dos BRTs, os corredores exclusivos de ônibus.
Os projetos dos corredores da Terceira Perimetral e da Voluntários da Pátria foram os que receberam os maiores aumentos: R$ 73,7 milhões e R$ 65,3 milhões a mais respectivamente.
No primeiro, a construção de duas trincheiras ocasionou o acréscimo. No segundo, o corredor passará a ter estações do tipo BRT com acessibilidade universal, e não mais paradas simples, o que justifica o valor a mais.
Dos três principais corredores exclusivos, dois (os BRTs da Protásio Alves e Bento Gonçalves) já tiveram as obras iniciadas, enquanto que o terceiro, da João Pessoa, teve a licitação já homologada e está em processo de contratação.
No caso do BRT da João Pessoa, o governo municipal explicou o aumento de R$ 32 milhões com a ampliação do trajeto e com o deslocamento de recursos do corredor da Assis Brasil, suprimido do plano da Copa para dar lugar ao metrô.
Porto Alegre também quer padronizar as estações de ônibus da cidade de acordo com o padrão BRT, mesmo estando fora da rota dos corredores de ônibus. É o que acontecerá em projetos como o viaduto da Bento Gonçalves e o complexo da Rodoviária, nos quais o financiamento-extra do governo federal vai garantir a implantação de estações fechadas.
Importante pela proximidade com o estádio da Copa em Porto Alegre, o Beira-Rio, a duplicação da avenida Edvaldo Pereira Paiva também caminha conforme o cronograma. Dos quatro primeiros trechos da obra, dois já foram concluídos, um está em andamento e o outro aguarda o fim do processo licitatório.
Embora a prefeitura de Porto Alegre aponte para o cumprimento no prazo de todas as intervenções, as obras na avenida Tronco, orçadas em R$ 133 milhões, ainda têm problemas relacionados à desapropriações. O município ainda avalia os imóveis escolhidos pelos moradores que têm que sair do local. Ao todo, são 1,4 mil famílias atingidas.