Imagine quase 18 km de uma ciclovia lisa. Praticamente sem interrupções por estradas ou cruzamentos, o caminho passa por campos, quintais, pássaros gorjeando, um lago, alguns patos e, a cada 1,5 km, uma bomba de ar. Para alguns dinamarqueses, é assim que se vai e volta do trabalho.
Inaugurada em abril, a superciclovia é a primeira das 26 rotas a ser construídas para incentivar mais as pessoas a ir e voltar do trabalho de bicicleta em Copenhague. A obra é fruto de urbanistas procurando formas de aumentar o uso das magrelas num lugar onde metade dos residentes já pedala todo dia para o trabalho ou a escola.
“Queremos ficar melhores”, diz Brian Hansen, chefe do departamento de planejamento de trânsito da cidade. Ele e a equipe viram potencial nos trabalhadores suburbanos, a maioria dos quais se vale de automóveis ou do transporte público para chegar à capital. “Nossa dúvida era: como fazer as pessoas darem pedaladas mais longas?”
Estrada
Eles decidiram deixar as ciclovias com mais cara de autoestrada. ”Queremos que as pessoas percebam tais rotas como uma alternativa séria, como tomar o ônibus ou o trem, ou ir de carro”, disse Hansen.
Na Dinamarca, graças a medidas como a superciclovia, os trabalhadores escolhem as bicicletas por serem um meio de transporte mais rápido e conveniente. “A questão não é os dinamarqueses serem mais ligados à ecologia”, avaliou Gil Penalosa, diretor executivo da 8-80 Cities, organização canadense que atua para tornar as cidades mais saudáveis. “Não é porque eles comem algo diferente no café da manhã.”
Para Lars Gemzo, sócio da Gehl Architects, dentro de Copenhague, pedalar já era a melhor opção para muitos tipos de viagens na região. “Você sabe que é bobo se quiser fazer de carro uma distância média. Será perda de tempo.”
Espaços adaptados e campanhas aumentam interesse dos ciclistas
Diversas inovações ciclísticas estão sendo testadas em Copenhague. Algumas, como suportes para os pés e a tecnologia “onda verde”, que sincroniza os semáforos na hora do rush para se adequar aos ciclistas, já estão funcionando na superciclovia. Outras, como latas de lixo inclinadas para facilitar o acesso e pistas para “conversação”, nas quais duas pessoas podem pedalar lado a lado, poderão ser vistas no futuro.
Os usuários da superciclovia também aguardam ansiosamente por novidades de uma campanha municipal, em que os ciclistas ganham chocolates quando obedecem às cinco regras do ciclismo: ser gentil, sinalizar, manter a direita, ultrapassar com cuidado e, em vez de ficar irritado com a buzina da bicicleta, fazer o possível para apreciá-la.
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