Prefeito de Campo Grande anuncia construção de ciclovia

Uma das obras anunciadas pelo prefeito Nelson Trad Filho e que deve trazer melhorias significativas para as condições de mobilidade é a ciclovia da Afonso Pena

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Fonte: CG Notícias  |  Autor: Mônica Ferreira  |  Postado em: 03 de agosto de 2012

A capital vai ter 80 km de ciclovias

A capital vai ter 80 km de ciclovias

créditos: Divulgação

A obra, quando concluída, fará com que a cidade passe a ter mais de 80 quilômetros de pistas destinadas exclusivamente aos ciclistas. A assinatura da ordem de início de serviço está marcada para o dia 12 de agosto, às 8 horas, nas proximidades do Parque das Nações Indígenas.

 

Mais segurança, conforto e qualidade de vida não somente para quem utiliza a bicicleta como meio de locomoção, mas também para motoristas, motociclistas e pedestres que convivem, cotidianamente, no trânsito da cidade. Mais do que ampliar a quilometragem de pistas de ciclovia, nas duas gestões do prefeito Nelson Trad Filho os projetos de ciclovia passaram a se interligar.

 

As conexões visam dar condições efetivas de os ciclistas ampliarem seus deslocamentos, fazendo com que cheguem pedalando a várias regiões da cidade. Um dos exemplos é a ciclovia que está em fase final na saída para São Paulo. Quem se locomover por ela, a partir da avenida dos Cafezais poderá, quando chegar na entrada da reitoria da UFMS, acessar outras duas pitas para ciclistas: a da Via Morena em direção ao Mercado Municipal e a do Parque Linear do Cabaça em direção à rua Spipe Calarge.

 

A obra

Segundo o secretário municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação, João Antonio De Marco, como forma de preservar, ao máximo, o paisagismo da avenida Afonso Pena, na pista da ciclovia serão utilizados materiais ecológicos a partir, por exemplo, de pneus inservíveis triturados. “A bicicleta é um meio de transporte ecologicamente correto, por não poluir o meio ambiente. Com o uso deste tipo de material, estaremos integrando o projeto ao meio ambiente”, argumenta o titular da Seintrha. A ciclovia deverá se estender da Praça Newton Cavalcante à altura do viaduto sobre a rua Ceará.

 

Segurança, preservação do meio ambiente e crescimento do ciclismo. Estes são alguns das vantagens apontadas por ciclistas, ao elogiarem a atuação da administração municipal na ampliação das ciclovias em Campo Grande.

 

Opinião dos usuários

Na opinião do presidente da Associação Esportiva Gilmar Bicicletas, Jesus Breno Elias Batista, 24, a ciclovia da Afonso Pena será importante para quem passa pelo centro da cidade, principalmente aqueles que utilizam a bicicleta para ir ao trabalho. Ele também acredita que novas pistas vão incentivar o crescimento do esporte. “Vai ser um trajeto a mais para nós que participamos de um passeio ciclístico todas as segundas, a partir das 19h30. Nosso ponto de concentração é na rua Pedro Celestino. Fazemos uma pedalada de 15 quilômetros e respeitamos toda a sinalização”, informou Breno ao afirmar que a ciclovia fará parte do passeio noturno.

 

O ciclista João Guilherme Rodrigues, 36, participante assíduo das pedaladas noturnas em Campo Grade, destacou a segurança como principal benefício da nova ciclovia a ser implantada pela administração municipal. “Achei esta ideia do prefeito Nelsinho Trad ótima. Atualmente, nós dividimos o espaço no trânsito com carros e ônibus. A nova ciclovia vai dar mais segurança para nós”, comenta.

 

Para o ciclista Pablo de Queiros, 26, a nova ciclovia da avenida Afonso Pena vai incentivar ainda mais a utilização da bicicleta como meio de transporte. “A cada dia que passa, mais veículos são colocados em circulação no trânsito. Isto polui o meio ambiente. Esta ciclovia vai se juntar às outras que atualmente ligam os principais pontos da cidade”, observou Pablo.

 

Confira a malha de ciclovias existentes e em construção na Capital.

Ciclovias já existentes:

- Orla I: 2,30 km – da avenida Júlio de Castilho até a rua Plutão;

- Avenida Coronel Antonino (saída para Cuiabá): 4,93 km – da avenida Rodoviária até a rotatória do anel rodoviário;
- Sóter: 4,44 km – da avenida Mato Grosso até o Parque Sóter;
- Avenida Dom Antônio Barbosa: 2,14 km – da avenida Tamandaré até a avenida Presidente Vargas;
- Avenida Afonso Pena: 5,68 km – da rua Alagoas até a entrada do Parque dos Poderes;
- Rua Petrópolis: 0,94 km – da rua Melvin Jones até a rua José Garcia Lopes Filho;
- Via Morena (avenida Fábio Zahran): 4,02 km – da rua 26 de Agosto até a rua Duartina;
- Segredo: 5,53 km – da rua Ovideo Serra até a rua Pintassilgo;
- Cabaça I: 1,35 km – da rua São Miguel até a rua Spipe Calarge 
- Avenida dos Cafezais: 2,41 km – da avenida Gury Marques até a rua Patrocínio;
- Via Morena: 4,50 km – da frente do Aeroporto Internacional até avenida Tiradentes;
- Imbirussu/Serradinho: 8,30 km – da avenida Duque de Caxias até a rua Dr. Euler de Azevedo;
- Lagoa: 11,37 km – da avenida Duque de Caxias até o anel rodoviário;
- Orla Morena II: 2,20 km – da rua Plutão até a rua Eça de Queiroz.

Total: 60,11 km

 

Obras em andamento:

- Orla Ferroviária: 0,90 km – da avenida Mato Grosso até a avenida Afonso Pena (em execução);
- Ciclovia saída para São Paulo: 6,30 Km (colocação capa asfaltica);
- Ciclofaixa na avenida Sólon Padilha 5,4 km (recapeamanto, sinalização).

Total: 12,60 Km

 

Em projeto: 

- Avenida Sólon Padilha – da Avenida Duque de Caxias em frente ao Aeroporto até a Praça Newton Cavalcante onde vai emendar na ciclovia da avenida Afonso Pena até rotatória do Parque dos Poderes.

Total: 7,9 km

 

Total geral: 80,61 km


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