O candidato do PCB, Vasconcelo Pinheiro disse que pretende criar uma empresa para gerir o transporte público na capital. A entrevista em entrevista foi dada ao site CidadeVerde.com. Segundo ele, com a prefeitura no comando das linhas de ônibus e metrô, será possível reduzir o valor das passagens e criar uma integração com uma nova rede de transporte fluvial a ser criada.
“O sistema de transporte público de Teresina é caótico. As paradas de ônibus são da década de 1980; a integração é fictícia. Integração de verdade consiste em metrô, coletivo e hidrovia”, pontua.
A criação de duas hidrovias, uma no rio Poti e outra no rio Parnaíba, é um dos projetos mais urgentes para o trânsito na capital, na opinião do comunista. “O cidadão trabalhador quer ele quer um sistema eficiente para se locomover, com o menor tempo. Teresina tem apenas 15 km de extensão de malha viária, por isso, se criarmos uma ligação entre a Cerâmica Cil e o Poti Velho usando o rio Parnaíba e do Dirceu da Curva São Paulo e até a Potycabana, pelo Poti, diminuiremos o fluxo de carros”, assegura.
Vasconcelo defende ainda que o metrô seja municipalizado e que os três sistemas públicos – rodoviário, ferroviário e hidroviário – sejam geridos por uma empresa pública vinculada à prefeitura. “A cada ano, há mais 15 mil novos automóveis em Teresina, daqui a cinco anos não conseguiremos andar em Teresina. Alternativas, com empresa pública vamos prestar um serviço digno com passagens baratas, gratuidade para estudantes de escolas públicas e desempregados”, aponta.
“Teresina é tratada como cidadezinha do interior que não visualizou que é uma grande cidade. O que temos hoje é um sistema atrasado e que não tem licitações desde que foi criado. As empresas que estão aí hoje estão irregulares. A má prestação de serviço público se dá por causa da caduquice”, acrescenta.
Vasconcelo conclui dizendo que é preciso investir também em ciclovias e melhorar os serviços prestados pela Strans. “Nos países europeus quem anda de bicicleta é rico. Aqui, eu vou ser chacoteado pelo povo porque a bicicleta é vista como um transporte de pobre. Vamos reverter essa situação. O transporte de Teresina pode ter uma qualidade de ciclovias. Corredores nos bairros até o centro da cidade para que o cidadão se desloque de forma segura. Nesse sentido, é crucial o trabalho da Strans que é responsável por multar, educar e fiscalizar. Mas não é o que vemos aqui. Falta política de prevenção”, pontua.
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