Mossoró, Rio Grande do Norte, prevê novas linhas de ônibus

A segunda cidade mais populosa do Estado do Rio Grande do Norte terá suas linhas de transporte público ampliadas.

Notícias
 

 |  Autor: Jornal O Mossoroense  |  Postado em: 28 de maio de 2011

Transporte público em Mossoró

Transporte público em Mossoró

créditos: Jornal O Mossoroense

O gerente executivo de Trânsito de Mossoró, Jaime Valderrama, informou que o Plano de Mobilidade Urbana de Mossoró já está na Procuradoria-Geral do Município para envio à Câmara Municipal de Mossoró (CMM). A aprovação no Legislativo e a publicação da lei no Jornal Oficial do Município (JOM) são os pré-requisitos legais para a fase final: abertura de licitação.

Essa licitação, segundo o gerente, escolherá a empresa que receberá a concessão para explorar as novas linhas de transportes de ônibus a serem criadas pelo plano. "A melhoria do transporte coletivo é um dos principais avanços do plano. Com isso, pretendemos melhorar a oferta desse serviço à população", diz Valderrama.

 

O plano foi elaborado pela empresa Start, Empresa e Consultoria Técnica, com base em sugestões da sociedade feitas em audiências públicas, entre as quais, a principal é a melhoria do transporte público. O planejamento também contempla outros aspectos do trânsito, como acessibilidade, transportes clandestinos, táxis e mototáxis.

Porém, segundo Valderrama, o plano não prevê criação de novas vagas para taxistas e mototaxistas, mas reordenamento para aperfeiçoar e melhor controlar os serviços. "Também prevê outras diretrizes que certamente vão fazer avançar o trânsito de Mossoró", diz o titular da Gerência de Trânsito de Mossoró (Getran).

 

O plano ainda aborda ciclovias, carga e descarga de mercadorias, circulação de carroças, estacionamento, entre outros. Todo esse trabalho, segundo o gerente, tem como objetivo proporcionar melhorias a população e organizar o trânsito da cidade. Por isso que as diretrizes são elaboradas visando vários aspectos.

 

Até ontem à tarde, a Câmara Municipal de Mossoró não havia recebido o projeto de lei que institui o Plano de Mobilidade Urbana de Mossoró, segundo a Secretaria Legislativa da Casa. Conforme Valderrama, o novo procurador-geral do município, Olavo Hamilton, tomou posse recentemente no cargo, no lugar de Anselmo Carvalho, e ainda vai se inteirar das prioridades da pasta.

Mas Valderrama disse que entrará em contato com o novo procurador nesta segunda-feira (30), para checar o andamento da tramitação do plano na Procuradoria, a quem cabe fazer os ajustes jurídicos para envio à Câmara. Embora possa haver alteração dos vereadores, o gerente não crer em mudanças significativas, porque a própria Câmara Municipal participou da discussão do plano nas audiências públicas com essa finalidade.

Órgão pede apoio da população para acelerar conserto dos semáforos

Com as chuvas, é mais comum panes em semáforos, porque favorece curtos-circuitos. Os problemas tornam o trânsito mais perigoso, pois aumenta o risco de acidentes nos cruzamentos. Mas o conserto pode ser acelerado com a colaboração da população, segundo a Gerência Executiva de Trânsito de Mossoró (Getran).
O gerente Jaime Valderrama explica que, às vezes, o conserto atrasa porque a empresa responsável pela manutenção, a Sertel, toma conhecimento do problema horas após a pane. Para apressar adoção de providências, ele pede que a população comunique à Getran assim que observar o sinal de trânsito com defeito.
"A gente pede que quem observar o semáforo sem funcionar que avise à Gerência de Trânsito e aos agentes municipais de trânsito, por meio dos telefones 3315-5010 e 153", diz.

Segundo ele, a manutenção é feita diariamente pela empresa especializada, contratada especialmente para cuidar dos 55 semáforos da cidade. Há esse esforço, segundo ele, para que não durem muito tempo as panes e, quando ocorrem, agentes municipais de trânsito são deslocados para disciplinar o tráfego.
As chuvas, sobretudo as mais fortes, normalmente provocam curto-circuito e queima das placas dos semáforos, mas o conserto está sendo feito à proporção da ocorrência dos problemas, segundo a Getran. "Estamos trocando lâmpadas e placas de forma permanente", informa Jaime Valderrama.

 

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário