Desde a última sexta-feira (20), a prefeitura municipal, através da Secretaria de Mobilidade Urbana e Sistema Viário, está reforçando a segurança nas ciclofaixas e ciclovias de Rio Claro com a instalação dos novos equipamentos conhecidos oficialmente como tachas de sinalização viária com células fotovoltaicas e Led. Esse novo dispositivo de segurança reforça a segurança dos ciclistas principalmente durante a noite.
As tachas de sinalização viária funcionam a energia solar. Nesse tipo de sinalização, que é uma novidade, elas carregam de dia, com a luz do sol, e os Leds acendem somente à noite.
Segundo a assessoria de imprensa do poder público, a princípio, foram colocadas tachas na Rua 2 (dois) da Avenida 10 (dez) até a Avenida 15 (quinze), em caráter de estudo.
Nessas duas primeiras noites de funcionamento, no sábado (21) e domingo (22), a primeira avaliação da Secretaria de Mobilidade Urbana e Sistema Viário foi bastante positiva, e a repercussão entre ciclistas e motoristas foi ótima. A avaliação prossegue e, se a receptividade ao sistema e eficácia do equipamento se comprovarem, pode-se posteriormente ampliar a colocação dessa sinalização em outros trechos de ciclofaixas.
Os ciclistas ouvidos pela reportagem do Jornal Cidade gostaram da ideia, mas esperam que a iniciativa contemple os cerca de quatorze (14) quilômetros de ciclofaixas e aproximadamente seis (06) quilômetros de ciclovia em Rio Claro.
O estudante Murilo Almeida Goes comenta que à noite tinha medo de andar de bicicleta. “Agora as ciclofaixas estão iluminadas e isso aumenta nossa segurança. Nossa esperança é que os motoristas e motociclistas respeitem o nosso espaço”, explica o estudante.
Leia também:
Em Rio Claro (SP), pedestres são desrespeitados nas faixas
Rio Claro (SP) disponibiliza de 20 mil metros de ciclovia e ciclofaixa
Em Rio Claro (SP), desrespeito segue e os pedestres sofrem com calçadas danificadas