O Recife vai ganhar mais 4,3 quilômetros de vias exclusivas para bicicletas. A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) resolveu incluir ciclofaixas no projeto de implantação do binário das estradas do Arraial e Encanamento, em Casa Amarela, na Zona Norte, que começa a valer a partir deste sábado (28).
Com as mudanças, o trânsito deverá ganhar mais fluidez nas estradas do Encanamento e Arraial. A criação de um binário entre as duas vias deverá beneficiar a mobilidade nos bairros de Casa Amarela, Casa Forte, Parnamirim, Tamarineira e Monteiro. O binário vai complementar o que já existe entre as avenidas Conselheiro Rosa e Silva e Rui Barbosa.
Por conta do binário, serão feitas alterações em vias secundárias do entorno. Os giros à esquerda serão proibidos, assim como o da Estrada das Ubaias, que dá acesso à Estrada do Encanamento. Algumas linhas de ônibus regulares e duas do transporte complementar municipal mudarão de itinerários.
As ciclofaixas que integram as mudanças na área terão 1,7 metro de largura e serão sinalizadas por pintura no asfalto e por tachões que vão demarcar seus limites. Além das estradas do Arraial e do Encanamento, haverá interligação com as ruas Padre Roma e Sebastião Alves e com um trecho da Estrada das Ubaias.
A CTTU ainda vai realizar ações educativas para os motoristas durante os 15 primeiros dias da implantação do binário e deverá multar, posteriormente, aqueles que invadirem o espaço dos ciclistas.
O projeto da ciclofaixa, apresentado pela Pastoral da Saúde do Nordeste, previa a criação de ciclofrescas, que são faixas exclusivas para bicicletas permeadas por árvores que fariam sombra, dentro de um conceito mais amplo de comunidade sustentável.
Leia também:
Prefeitura do Recife faz passeio teste com Veículo Leve sobre Trilhos
No Recife, grupo aplica "multa moral" a motoristas infratores
VLT no Recife entra em operação a partir de sábado