Quem for viajar para a Austrália ou Europa, e quiser saber como pedalar por ciclovias e rotas livres de declives ou obstáculos complicados, já tem o serviço ideal para consulta na internet. É que desde quinta-feira passada (19) o Google – empresa com olhos voltados para a inovação e a modernidade – acaba de incluir rotas para bikes no seu Google Maps.
Em 2010, a empresa já havia disponibilizado o serviço nos Estados Unidos e Canadá na sua página na internet. Agora é possível acessar o Google Maps Biking também em smartphones com sistema operacional Android.
Basicamente a ferramenta funciona de forma semelhante a que é voltada para rotas de transporte público. A diferença está na possibilidade de localizar ciclovias, ciclofaixas, além de ruas e estradas mais amigáveis para os ciclistas, com caminhos suaves, curtos e tranquilos em cidades americanas, canadenses, australianas e europeias.
A ideia da empresa é ampliar cada vez mais o serviço para abranger outros países. No blog do Google, o gerente de produtos Kai Hansen diz: “Sabemos como a bicicleta é popular em várias partes do mundo e decidimos incluir esses dados. Eles ajudam o ciclista a encontrar rotas eficientes e a evitar ruas muito movimentadas ou montanhas. Essa personalização do Maps quer incentivar as pessoas a pedalar”.
Outro ponto interessante é a possibilidade dos próprios adeptos das bikes poderem atualizar as informações do Google Maps com novas rotas, por meio de um aplicativo chamado Map Maker.
Resta torcer e esperar para que em breve o Brasil também tenha suas rotas no Google Maps. Enquanto isso, claro, continuamos sonhando com mais ciclovias.
Leia também:
São Caetano terá circuito cicloviário de 13 km
Candidatos do PSOL e do PPS à prefeitura paulistana participam de bicicletada
Indaiatuba oferece bike ecológica de graça