Metrô de São Paulo: as razões do caos

Ao contrário do que se pensa às vezes, estações não estão superlotadas porque sistema se expandiu - mas porque seu crescimento está muito atrasado

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Fonte: Outras Palavras  |  Autor: Antonio Martins  |  Postado em: 23 de julho de 2012

Estação Sé em São Paulo

Estação Sé em São Paulo

créditos: Divulgação

 

Um pensamento preconceituoso, envolvendo mobilidade urbana, tornou-se comum em São Paulo, nos últimos anos. Costuma-se dizer que as estações do metrô estão superlotadas e caóticas devido… ao crescimento da rede. Ao chegar a regiões da periferia antes não servidas, ela teria incorporado as multidões que a sufocaram. Pobre metrópole gigante: nela, até mesmo algo racional, como o transporte público, seria inviável…

 

Esta concepção é rigorosamente incorreta, revela hoje uma série especial de três matérias produzidas pelo jornalista Guilherme Soares Dias e publicadas pelo jornal Valor (1 2 3). O problema do metrô é, na verdade, o oposto. O sistema está superlotado não porque tenha crescido muito, mas porque avançou devagar demais. O congestionamento atual pode ser perfeitamente superado com a inauguração de novas linhas e estações. Esta providência desafogará as atuais, redistribuindo o tráfego.

 

O metrô paulistano, revelam as reportagens, estacionou após a década de 1970 (quando foram inauguradas as duas primeiras linhas). Nos últimos 18 anos, sob governo estadual do PSDB, foram estendidos apenas 27 km de trilhos, 1,5 km por ano. A malha total limita-se a 74,3 km — contra 285 km em Seul, ou 200 km na Cidade do México, onde os sistemas têm aproximadamente a mesma idade. Nem se fale dos 420 km. de Shangai (cuja primeira linha foi inaugurada apenas em 1994…)

 

É a rede reduzida que concentra o fluxo de passageiros em poucas linhas e estações. As reportagens dão dois exemplos. Inaugurada há pouco mais de dois anos, a linha 4 já está sobrecarregada. Um dos motivos é o atraso na extensão da linha 5, que um dia ligará a região de Santo Amaro, na periferia Sul, à avenida Paulista. Deveria estar pronta há vários anos. Inacabada, obriga quem faz o trajeto a usar (e congestionar) duas outras linhas ferroviárias: a 9 (de trens urbanos) e a 4, do metrô. Outro exemplo: a linha 4 foi aberta, em 2010, com apenas parte das estações operando. A estação Paulista tornou-se insuportável, em certos horários do dia, por concentrar, além de seus usuários naturais, os que normalmente se dirigiriam a Oscar Freire e Higienópolis, ambas inacabadas.

 

Os sinais de que a sobrelotação se reduz, quando a malha se expande, já começaram a aparecer. A inauguração da linha 4, por exemplo, diminuiu em 18% o número de usuários da estação Sé, e aliviou seu caos: ela deixou de ser passagem obrigatória entre as linhas 1 e 2.

 

Produzida nos limites da mídia tradicional, a reportagem do Valor não pôde ser crítica, como era necessário, em relação aos últimos governos de São Paulo. Ela aceita sem questionar as afirmações do Palácio dos Bandeirantes, que fala em construir 100 quilômetros de linhas, até 2018 (como se sua reeleição fosse garantida, aliás). Mantido o ritmo de expansão do metrô observado nas gestões de seu partido, o governador Geraldo Alckmin precisaria de 66 anos para alcançar tal meta…

 

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Comentários

Cristina - 01 de Abril de 2013 às 08:58 Positivo 1 Negativo 0

Enquanto isso nossos politicos enchem seus cofres e nem se importam com a população e ainda somos obrigados a votar nessa gente que nada fazem por nós. Egoistas!

Cristina - 01 de Abril de 2013 às 08:54 Positivo 1 Negativo 0

Cidade sem planejamento e que fazemos suportamos ou melhor somos OBRIGADOS a SUPORTAR Temos que ter uma cidade estruturada para nós moradores para recebermos com qualidade e não como bois indo pro abate, ou se preferirem sardinhas em lata, Absurdo!

Cristina - 01 de Abril de 2013 às 08:48 Positivo 1 Negativo 0

E até la a gente suporta td isso, enquanto esse bando de políticos NÃO FAZEM NADA e enchem o bolsa! e ainda querem Copa do Mundo aqui, o gringos vão sair falando muito mau daqui. é isso msm que queremos. Sou contra a Copa do Mundo aqui nesse momento,

Latino - 31 de Julho de 2012 às 13:07 Positivo 1 Negativo 0

Muito boa matéria. Muito antes da linha amarela eu já dizia para meus amigos: só a Estação Sé para baldeação é logico que não é suficiente! Veja-se que agora com a nova opção (linha Amarela), na estação Republica, deu uma melhorada na Sé.

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