Kassab cumpriu apenas 16% das metas de mobilidade urbana

A gestão Gilberto Kassab (PSD) cumpriu até agora só 16% das promessas de mobilidade urbana previstas no plano de metas

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Fonte: Folha de S. Paulo  |  Autor: Eduardo Geraque  |  Postado em: 23 de julho de 2012

Avenida Rebouças, um dos 15 pontos de São Paulo co

Avenida Rebouças

créditos: Luiz Carlos Murauskas/Folhapress

 

O semáforo abre, fecha, volta a abrir. E você continua no mesmo lugar. Horário de pico, a Paulista a três quadras e nada de conseguir chegar até lá. O trânsito travado na Consolação. O semáforo está no vermelho mais uma vez -sua paciência também.

 

Poderia ser pelo menos um pouco melhor, mas a gestão Gilberto Kassab (PSD) cumpriu até agora só 16% das promessas de mobilidade urbana previstas no plano de metas. Dezembro é o limite.

 

A principal lacuna, segundo especialistas ouvidos pela Folha, é o atraso na construção dos 66 quilômetros de corredores de ônibus.

 

A prefeitura diz que o atraso não é significativo e que trabalha para cumprir as metas da Agenda 2012 até o fim do ano. Uma delas, o prolongamento da avenida Jornalista Roberto Marinho, na zona sul, acabou de começar e não vai ser entregue por Kassab.

 

O túnel e o prolongamento da avenida ligarão as regiões da Berrini, do Brooklin e de Congonhas ao Jabaquara e à rodovia dos Imigrantes.

 

No caso dos corredores, menos de 50% dos 66 km previstos foram entregues: 26,4 km.

 

"Na construção dos corredores e na conclusão do Expresso Tiradentes, a prefeitura parece ter acordado muito tarde para essas urgentes ações", afirma Adalberto Maluf, especialista em transportes, da Fundação Clinton.

 

Um erro desta gestão, diz Maluf, foi trocar o projeto de muitos corredores por outros, que preveem monotrilhos.

 

"O corredor da avenida Celso Garcia (zona leste), que estava na lista inicial dos corredores de ônibus, é um desses casos. O mesmo vale para o corredor da M´Boi Mirim (zona sul)", diz o especialista.

 

Maluf, porém, elogia algumas medidas. "Nas ações relacionadas aos transportes não motorizados, como ampliação das ciclofaixas e ciclovias, e na proteção aos pedestres, São Paulo tem alguns projetos emblemáticos".

 

'Decisões'
Para Orlando Strambi, especialista em transportes da POLI/USP, um dos problemas dos corredores de ônibus é que eles, "quase de forma inevitável, pioram os congestionamentos" na cidade.

 

"O problema, no caso de São Paulo, é que o que vem sendo feito não parece resultar de uma decisão, mas de uma "não decisão".

 

Entre as metas importantes cumpridas pela prefeitura estão a pavimentação de 200 quilômetros de vias e a sinalização horizontal de um milhão de metros quadrados.

 

OUTRO LADO

Segundo a Prefeitura de São Paulo, 62% do cronograma de cumprimento das metas de mobilidade urbana está em dia. Os avanços principais, diz o poder público paulistano, ocorreram nas ações para melhorar o trânsito.

 

Neste conjunto de ações estão obras em 15 pontos crônicos de congestionamento. A Secretaria Municipal de Transportes diz que começou intervenção em seis locais e concluiu as melhorias em um.

 

Nos demais, as alterações viárias vão começar num prazo máximo de 90 dias.

 

Sobre os corredores de ônibus, novos projetos foram licitados em abril, diz a prefeitura. A previsão de investimento é de R$ 2 bilhões.

 

As duas maiores obras nesta área serão nas avenidas Radial Leste (17 km em dois trechos) e Aricanduva (14 km).

 

A gestão Kassab, segundo nota oficial da prefeitura, investiu R$ 1 bilhão na expansão do Metrô. E ainda vai investir, até dezembro, outro R$ 1 bilhão. O município também investiu R$ 245 milhões nas obras de ampliação do Expresso Tiradentes.

 

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