Mais quatro obras de travessia urbana, conhecidas como “obras de arte”, já têm data marcada para serem iniciadas em Cuiabá, visando à Copa do Mundo de 2014.
No total, serão duas novas trincheiras, dois viadutos e uma nova ponte, a ser erguida sobre o Rio Cuiabá, ligando a Capital a Várzea Grande.
Todas essas construções fazem parte do pacote de obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), e estão sob responsabilidade do Consórcio VLT Cuiabá, que venceu o processo licitatório com a proposta final de R$ 1,47 bilhão.
Eixo 1
Segundo informações da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), já na primeira semana de agosto, terá início a obra de construção da Trincheira Km 0, em Várzea Grande.
A obra de arte terá 384 metros e será erguida sobre os entroncamentos das avenidas João Ponce de Arruda e FEB. A trincheira terá duas faixas de circulação por sentido para o tráfego geral e passagem do VLT pelo canteiro central.
Durante a terceira semana do mesmo mês, outro canteiro de obras será montado no município vizinho, dessa vez para construção da Trincheira da FEB-Cristo Rei, com 337 metros de extensão. Ela será construída sob o entroncamento da avenida Dom Orlando Chaves e FEB.
Essas duas obras serão erguidas ao longo do Eixo 1 do VLT, que ligará o bairro do CPA, em Cuiabá, ao Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande.
Eixo 2
Uma semana depois, ainda em agosto, será a vez de a Capital ganhar mais um espaço em obras. Dessa vez, próximo à atual entrada principal da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), onde será erguido um viaduto de 428 metros.
O elevado será construído na Avenida Fernando Corrêa da Costa, onde se encontram as avenidas Brasília e Tancredo de Almeida Neves, e deverá ajudar a distribuir o trânsito no local. Com a construção do viaduto, a entrada principal da UFMT deverá ser deslocada para mais adiante na avenida, no mesmo sentido.
Na semana seguinte, entre o final de agosto e início de setembro, os cuiabanos moradores da região do Coxipó poderão acompanhar o início das obras para construção do Viaduto de Santo Antônio, que será erguido no encontro da Rodovia Palmiro Paes de Barros com a Avenida Fernando Corrêa da Costa.
Os prazos para conclusão dessas obras ainda não foram divulgados.
Antecipação
As obras estão previstas no contrato assinado entre a Secopa e o Consórcio VLT Cuiabá e tinham previsão de início para janeiro de 2013, mas, com a finalização dos projetos e licenciamentos necessários, puderam ser antecipadas.
Ao longo dos 22,2 km de trajeto do VLT, cinco viadutos serão edificados, bem como quatro trincheiras e três pontes – obras de arte especiais que também serão executadas pelo consórcio.
Depois de prontas, as obras servirão para melhorar o fluxo de trânsito, criando alternativas viáveis aos motoristas e melhorando o acesso aos bairros e principais avenidas da Capital e de Várzea Grande.
Segundo a pasta, anteriormente essas obras faziam parte do pacote de obras de travessia urbana que seriam tocadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Trânsito (DNIT), mas acabaram ficando de fora quando o órgão decidiu reduzir as intervenções apenas para a Avenida Miguel Sutil.
Assim, elas foram incluídas no pacote de obras do VLT como construções complementares, necessárias para facilitar a mobilidade urbana na cidade que será subsede do Mundial de 2014.
O VLT
O VLT terá dois eixos, ligando a região do CPA ao Aeroporto e os bairros do Coxipó ao Centro da Capital. Ao todo, serão instalados três terminais de integração e 33 estações, que terão uma distância média de 500 a 600 metros entre um ponto e outro.
O modal será implantando nos canteiros centrais das avenidas Historiador Rubens de Mendonça, FEB, 15 de Novembro, Tenente-Coronel Duarte (Prainha), Coronel Escolástico e Fernando Corrêa da Costa.
A capacidade máxima de passageiros será de 400 pessoas por vagão e a velocidade de operação prevista é 60 km.
Leia mais detalhes sobre as obras do VLT aqui.
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