Cansados de presenciar tantos absurdos nas ruas da capital pernambucana, um grupo decidiu sair às ruas para aplicar multas simbólicas a motoristas infratores. O Cicloação reúne mais de 100 pessoas que aplicam “multas cidadãs” aos motoristas infratores.
Eles percebem as irregularidades e deixam bilhetes nos vidros dos carros, lembrando ao condutor que ele não está obedecendo às leis de trânsito. “Nosso lema é 'mais amor, menos motor'. Queremos instigar as pessoas a serem cidadãs ativas e não apenas discutirem os problemas em mesas de bar”, contou um integrante do grupo, que não quis se identificar.
Segundo o rapaz, em três meses o grupo já conseguiu mobilizar mais de 100 pessoas a lutarem por um trânsito que pense não só no motorista, mas também nos pedestres e nos ciclistas. “Não desejamos apenas promover melhorias para os ciclistas, mas queremos tornar o trânsito mais humano e despertar a cidadania na população”, enfatizou.
Os ativistas se inspiraram em um movimento semelhante iniciado em São Paulo. Os textos dos panfletos colocados no para-brisas dos carros são bem-humorados e apresentam lições de moral.
Leia também:
VLT no Recife entra em operação a partir de sábado
Prefeitura do Recife e UPE assinam protocolo de intenções em prol da melhoria no trânsito
Pacto pela mobilidade do Recife começa a ser construído nesta semana