VLT no Rio: primeira linha deve operar em 2014

Sistema promoverá conexão entre metrô, trens, barcas, BRTs, redes de ônibus convencionais e aeroporto. Cada composição transportará o equivalente a três ônibus

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Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Pedro Carion / Mobilize Brasil  |  Postado em: 10 de julho de 2012

VLT Porto Maravilha

VLT Porto Maravilha: seis linhas e 42 estações

créditos: Divulgação

 

Previsto no projeto Porto Maravilha, o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) será implantado em toda a área do Centro e Região Portuária. Apresentado ontem (9), em audiência pública no auditório da Prefeitura do Rio de Janeiro, a escolha do consórcio que irá operar o sistema por 25 anos deverá ocorrer em 30 dias. Uma semana depois, será publicado o edital. A previsão é de que a licitação aconteça em 1º de outubro e as obras tenham início em janeiro de 2013.  

 

“Uma composição de VLT pode comportar o equivalente a três ônibus ou 150 carros de passeio. A economia anual com gastos decorrentes do uso de combustíveis fósseis, acidentes de trânsito e saúde pública atingirá R$ 400 milhões”, explicou Jorge Arraes, diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp).

 

Ainda segundo Jorge Arraes, a previsão é de que a primeira etapa da implantação do VLT seja concluída em 2014, quando duas linhas entrarão em funcionamento. As outras quatro devem começar a operar até 2016. 

 

O novo modelo de transporte público integrado é inédito no mundo e vai promover a conexão entre estações de metrô, trens, barcas, BRTs, redes de ônibus convencionais e aeroporto. Sua implantação tem custo avaliado em R$ 1,1 bilhão, sendo R$ 500 milhões financiados por recursos federais.

 

"A importância de entregar duas linhas prontas já em 2014 é permitir o acesso mais cedo a um modelo de transporte de alta capacidade, baixo índice de poluição e, neste projeto especifico, de conexão entre todos os outros modais. Além de disponibilizar essas linhas durante a Copa do Mundo", explicou. 

 

Uma das linhas, aliás, circulará por um túnel ferroviário abandonado há décadas, que passará por reforma para receber o novo trem. Localizado no Morro da Providência, o túnel foi construído no Século XIX, e era usado para transportar cargas entre o Porto do Rio e Estrada de Ferro Dom Pedro II, local onde hoje existe a Central do Brasil. 

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VLT do Rio de Janeiro

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