A Prefeitura de Belém, no Pará, começou a instalar ontem (5) a primeira das 23 estações de embarque e desembarque de passageiros do projeto BRT de corredores de ônibus da cidade. Quando concluído, o sistema deverá atender a toda a Região Metropolitana de Belém (RMB).
Segundo Leonardo Lopes, coordenador de Engenharia da Unidade de Gerenciamento de Projetos Estratégicos da prefeitura, as estações, localizadas na Avenida Almirante Barroso com a Travessa Perebebuí, são compostas por duas estruturas metálicas em formato de tubo, revestidas por vidro e com ambiente refrigerado. Cada estrutura da primeira estação mede 17,18 m de comprimento e 2,5 m de diâmetro, e tem capacidade para abrigar até 75 passageiros.
O primeiro passo para a instalação da primeira estação é a fixação das estruturas metálicas, que em seguida receberão revestimentos de vidro, sinalização e sistema de refrigeração.
O engenheiro Leonardo explica que, as estações têm escada e rampa para acesso de passageiros e catracas, mas não há assentos, já que o tempo de permanência em cada estação será mínimo. Estações semelhantes estão sendo fabricadas para a cidade de Curitiba (PR), onde está implantado o modelo pioneiro de BRT do Brasil.
A universitária Silvana Loureiro, moradora de Icoaraci, passava próximo a obra do BRT na Almirante Barroso e comentou sobre o projeto de trânsito. "Espero que todos os transtornos valham a pena no futuro. Que esse ônibus seja rápido mesmo, já que na estação não vai ter lugar pra gente sentar", avaliou Silvana.
O projeto prevê três estações. Uma no bairro de São Brás, outra no Entroncamento e a terceira em Icoaraci, distrito de Belém. Ao todo serão 20 quilômetros de pistas monitoradas por um Centro de Controle Automatizado.
Leia também:
Em Belém, Obras do BRT chegam ao principal corredor de trânsito da cidade
Obras do BRT de Belém são liberadas pela justiça
Governo e prefeitura de Belém finalizam ajustes para implantação do BRT