O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Londres 2012 (Locog) já tem o que seria um 'plano B' para uma possível paralisação rodoviária durante o evento. Para enfrentar problemas como o dos motoristas de ônibus da cidade britânica, que deflagraram uma greve há poucas semanas e acenam com outra durante os Jogos, os organizadores criaram o 'Programa de Viagem Ativa', pelo qual esperam incentivar o uso de bicicletas e até mesmo a caminhada da população e turistas até as arenas da competição.
O programa disponibiliza bicicletas, mapas, caminhadas guiadas, tudo para facilitar a vida de quem chegar aos locais de competição a pé ou de bicicleta. No total, haverá 18.800 vagas para estacionar bicicletas em todas as arenas da Olimpíada, além de um serviço de manutenção gratuito. A expectativa dos organizadores é que cerca de 300 mil pessoas utilizem os serviços do programa.
"A questão não é apenas disponibilizar uma alternativa ao sistema público de transporte para as pessoas que virão aos Jogos, mas inspirar os ingleses a serem menos sedentários. O objetivo a longo prazo é mudar a cabeça das pessoas, mostrá-las que essa é uma escolha simples e uma ótima alternativa para se locomover na cidade", disse David Stubbs, diretor da área de sustentabilidade do Locog.