A prefeitura de Piracicaba (SP) anunciou, no início desta semana, a construção de 8,2 km de cliclofaixas na região dos bairros Nova Piracicaba e Castelinho.
A estimativa de gasto é de R$ 85 mil até setembro, mas um trecho da obra ainda poderá ser suprimido, se o governo fizer uma avaliação nesse sentido. Na opinião de uma cicloativista, o traçado desenhado estimula mais o lazer do que o uso da bicicleta como meio de transporte.
A primeira parte do projeto prevê a criação da faixa para ciclistas na avenida Paulista e vai ligar a avenida Cruzeiro do Sul com a rua Joanna D'Arc. A doutoranda em ecologia aplicada Mirian Rother, que também é cicloativista, destaca que a área é de vias largas que permitem a circulação de bicicletas e servirá "para lazer".
"É um bairro de classe alta e a ciclofaixa está em avenidas que não precisam dessa faixa. A luta tem que ser para ajudar o trabalhador a usar a bicicleta, não é por áreas de lazer", disse. Na opinião de Mirian, é necessário implementar um sistema cicloviário no município.
De acordo com nota da própria Prefeitura, as rotas escolhidas não possuem "interferência no tráfego de veículos e de estacionamento ao longo das vias", além de estarem em "áreas de interesse turístico e gastronômico".
O investimento feito para os 8 km de ciclovia é inferior ao feito para a compra da escultura de um peixe dourado no portal do município, que custou R$ 90 mil aos cofres públicos.
Apesar disso, depois de todo o investimento e de concluída a obra, o Executivo informou que pesquisas sobre fluxo e uso serão feitas para definir se as rotas serão prolongadas ou suprimidas.
Leia também:
Sem ciclofaixas, 4 mil carros circulam diariamente na Esalq em Piracicaba (SP)
Piracicaba. SP: Parquímetros começam a funcionar no Centro
Semana de Mobilidade quer prefeito e vereadores um dia sem carro